Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Workshop em saúde leva informações a usuários do Hospital Geral de Tailândia

A programação em alusão ao Dia Mundial da Saúde visou à melhoria da qualidade de vida e prevenção de complicações de doenças crônicas

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
09/04/2024 18h01

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) organizou no último domingo um workshop de saúde na área externa, promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Houve participação ativa de usuários e acompanhantes, que receberam informações sobre cuidados com a saúde.

Durante o workshop foram oferecidos serviços para a promoção da saúde e prevenção de doenças, como a verificação dos sinais vitais, incluindo frequência cardíaca, saturação de oxigênio, pressão arterial e glicemia.

Maria Raimunda, 63 anos, moradora da Vicinal 30, zona rural de Tailândia, foi buscar o resultado de um exame e aproveitou a oportunidade para verificar os sinais vitais e receber orientações sobre alimentação saudável. Diagnosticada com hipertensão em 2016, após sofrer um Acidente Vascular Encefálico (AVE) que a levou a uma cirurgia, Maria contou que dedica especial atenção à saúde desde então. Ela enfatizou a importância de cuidar de si mesma.

“Há oito anos eu sofri um aneurisma e tive que dar mais atenção para mim, pois antes disso eu não tinha os cuidados que tenho hoje com minha saúde. Graças a Deus estou melhor e me cuidando, tomando medicamentos diariamente para tratar minha hipertensão. E hoje ainda tive a oportunidade de fazer os exames, medir minha pressão, e as profissionais ainda me passaram orientações importantes, que eu não sabia, sobre guardar os medicamentos e ter uma boa alimentação em casa. Parabéns a todos envolvidos”, disse a aposentada.

Qualidade de vida - Além das verificações de rotina, os participantes receberam orientações personalizadas sobre diversas condições de saúde, incluindo Diabetes Mellitus tipo 1 e 2, hipertensão arterial e práticas de armazenamento correto de medicamentos para usuários analfabetos. O objetivo foi fornecer informações relevantes, que pudessem ser aplicadas no dia a dia, visando à melhoria da qualidade de vida e à prevenção de complicações decorrentes de doenças crônicas.

A coordenadora do GTH, Patrícia Manfredi, ressaltou a importância das ações de promoção da saúde na comunidade. "Estamos muito felizes em realizar este workshop de saúde com nossos usuários. Acreditamos que é fundamental proporcionar oportunidades para que as pessoas tenham acesso a informações e cuidados que contribuam para uma vida mais saudável. É gratificante ver a participação ativa dos usuários e a receptividade às orientações oferecidas. Nosso objetivo é continuar promovendo iniciativas como essa, que visam não apenas tratar doenças, mas principalmente preveni-las e promover o bem-estar geral da população", acrescentou a profissional.

Durante a atividade, os procedimentos e orientações foram conduzidos por estagiários de Enfermagem e técnico em Enfermagem, sob supervisão dos preceptores e dos responsáveis pelo estágio no HGT. “O envolvimento dos estagiários enriquece a experiência educacional, proporcionando-lhes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na universidade, ao mesmo tempo em que garantem um atendimento de qualidade aos participantes do evento”, disse a enfermeira do NEP do HGT, Emanuelle Campiolo.

O Hospital Geral de Tailândia tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, seis dos quais adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo SUS têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 99202-5964.