Seplad realiza seleção de Servidores para curso da Jica
A parceria entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), e a Japan International Cooperation Agency (Jica), iniciou o processo de seleção de servidores estaduais para o curso Gerenciamento Sustentável de Resíduos Sólidos em Ilhas que ocorrerá de forma presencial no segundo semestre de 2024, no Japão. Os servidores que têm interesse em participar precisam se inscrever de 10 até 30 de maio de 2024.
A JICA é uma agência de cooperação internacional do Japão, que fornece assistência técnica e econômica para promover o desenvolvimento socioeconômico em países em desenvolvimento. A JICA frequentemente oferece programas de capacitação e treinamento para profissionais e funcionários públicos dos países parceiros. Esses programas podem ajudar a fortalecer as capacidades institucionais do governo do Pará, melhorando a eficiência e a eficácia na implementação de políticas e projetos.
“Essa parceria entre o Governo do Pará e a Jica, é mais um exemplo do incentivo e oportunidade que o servidor público tem para buscar a sua qualificação e aprimorar o seu conhecimento, e assim, colaborar no crescimento do nosso Estado, além de contribuir com melhorias para a sociedade. A JICA tem um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Portanto, a parceria com o governo do Pará pode incluir projetos que visam a promoção da sustentabilidade ambiental, como conservação da biodiversidade, manejo florestal sustentável e adaptação às mudanças climáticas, ou seja, os projetos se encaixam perfeitamente para este momento em que nosso Estado está se preparando para receber a COP30. A participação dos servidores é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, explicou Luiza Tuma, secretária adjunta de Recursos Especiais.
Por meio da Seplad, é realizada a seleção dos servidores, a secretaria acompanha todo o processo da inscrição até o momento da implantação do projeto piloto do servidor. Também é organizado pela secretaria o acompanhamento pré e pós-viagem, com a realização de reuniões presenciais e online para instruir o servidor participante. A Seplad fica encarregada de receber os documentos dos interessados pelo estado do Pará e encaminhá-los à agência japonesa, responsável pela seleção nacional dos candidatos e divulgação do resultado final.
Luiz Felipe Barbosa Ferreira, Gerente Operacional na ARTRAN, foi um dos 8 servidores estaduais que já participaram do programa e destaca a importância do intercâmbio profissional e cultural, a troca de conhecimentos com participantes de outros países. Além disso, ressalta os relacionamentos construídos e a receptividade do Japão, enfatizando os benefícios pessoais e profissionais dessa experiência.
"Fui selecionado para um curso de elaboração de projetos que consistem em estações ao longo das rodovias, destinadas a impulsionar o turismo e a economia local. A experiência foi extremamente valiosa tanto profissionalmente quanto culturalmente, não apenas pela interação com os japoneses, mas também com os demais participantes sul-americanos. Esse intercâmbio foi incrivelmente interessante e enriquecedor, permitindo não só a compreensão de diferentes métodos e culturas de trabalho, mas também evidenciando as distinções entre a cultura japonesa e a nossa. Além disso, proporcionou uma oportunidade para que eles aprendessem com nossa habilidade de improvisação e capacidade de adaptação às mudanças constantes em nosso país", contou Luiz Felipe.
Curso – O curso tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento dos servidores para que compreendam de forma sucinta e prática sobre o desenvolvimento local, e em seguida, realizar a elaboração de planos de ação e implementá-los dentro da organização em que atuam com propriedade sobre o assunto.
Durante o curso, os participantes também poderão desenvolver as habilidades com foco no assunto para que executem dentro de suas atividades profissionais, o aprendizado de maneira planejada.
Inscrições – Para concorrer às vagas, os servidores interessados devem encaminhar o formulário de inscrição “Application form”, disponível no site da Seplad, devidamente preenchido e assinado pelo secretário(a) do Órgão, e toda a documentação exigida, incluindo cópia do passaporte e comprovante de fluência na língua (TOEFL, TOEIC, IELTS) ou entrar em contato com o Núcleo de Planejamento (NPLA) da Seplad, pelo e-mail: [email protected].
Em caso de dúvidas, os candidatos podem falar com o NPLA, pelo telefone: 3251-2780, até o dia 30 de maio de 2024.