Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Augusto Corrêa impulsionam turismo

Setur disponibiliza apoio técnico à gestão municipal para a realização de inventário e diagnóstico do turismo

Por Israel Pegado (SETUR)
06/04/2024 11h46

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa, está promovendo ações para fomentar o turismo sustentável no município. Na sexta-feira (5) foram encerradas as visitas técnicas e reuniões nas comunidades de Porto do Campo e Nova Olinda, ambas localizadas na Reserva Extrativista Marinha Araí Peroba, com o objetivo de implantar o turismo de base comunitária e sustentável.

O turismólogo da Setur, Cleber Gomes, destacou a relevância dessas iniciativas para o desenvolvimento do turismo local. "Estamos oferecendo apoio técnico à gestão municipal para a realização de inventário e diagnóstico do turismo municipal. Acompanhamos a equipe da prefeitura e do ICMBio em um encontro com a comunidade de Porto do Campo na Reserva Marinha Araí Peroba, para discutir ações para o turismo de base comunitária e apoiar a elaboração do diagnóstico municipal para o turismo. Além disso, realizamos uma visita técnica em uma fazenda de ostras em Nova Olinda, na mesma região", afirmou Gomes.

Uma das ações apoiadas pela Setur e pela prefeitura é a atualização do Inventário da Oferta Turística (IOT) do município. O primeiro inventário de Augusto Corrêa foi realizado em 2014, e sua atualização é fundamental para o planejamento e gestão da atividade turística local. O secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adriano Seixas, ressaltou que o levantamento dessas informações permitirá criar oportunidades para o desenvolvimento do turismo na região.

Augusto Corrêa possui uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, a Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba, que apresenta um grande potencial turístico para o ecoturismo. Com rios, baías, arquipélagos de ilhas, praias e extensos manguezais, a UC oferece um ecossistema amazônico espetacular para os visitantes.

Nos últimos três anos, ocorrem investimentos na melhoria de estradas, construção de trapiches e rampas náuticas, para atender às necessidades dos pescadores locais e para desenvolver o turismo na região, ações que impactam no turismo sustentável e na preservação ambiental, tornando Augusto Corrêa um destino turístico cada vez mais atrativo e responsável.

O turismo responsável é uma tendência crescente em todo o mundo, com viajantes cada vez mais conscientes buscando experiências que tenham um impacto positivo nas comunidades locais e no meio ambiente. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2019, o turismo sustentável cresceu 4%, superando o crescimento geral do setor. No Brasil, o turismo de base comunitária e sustentável também está em ascensão, com sua oferta de experiências autênticas e de baixo impacto ambiental. Essas práticas não apenas beneficiam as comunidades locais, proporcionando oportunidades econômicas e preservando a cultura e o meio ambiente, mas também oferecem aos viajantes uma maneira única de conhecer e apoiar destinos incríveis.