Regional do Marajó, em Breves, promove conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na Ilha do Marajó, promoveu uma ação educativa nas recepções do Ambulatório e do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no intuito de promover conscientização e educação em saúde à comunidade marajoara. A iniciativa, realizada na sexta-feira (05), conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) contou com a facilitação do psicólogo clínico, Vinicius Vanzaler.
Para Rosângela Gonçalves, presidente do GTH, ações de conscientização sobre o TEA são cruciais para promover uma sociedade mais inclusiva, justa e solidária, visando que todas as pessoas, independentemente de sua condição, tenham a oportunidade de viver uma vida plena e significativa. “Abordar o TEA ajuda a combater o estigma em relação ao autismo, promovendo uma compreensão mais inclusiva e compassiva das pessoas com TEA, combatendo estereótipos e preconceitos. Iniciativas como essa ajudam a promover uma cultura de aceitação e inclusão, garantindo que pessoas com autismo sejam respeitadas, valorizadas e incluídas em todos os aspectos da sociedade”, finalizou.
Aprovação – O usuário Edicarlos Marques Batista, de 37 anos, que acompanhou a ação, diz que achou a iniciativa muito importante, porque a comunidade autista precisa desse suporte. “Sobre o autismo, eu ouvia falar, mas fui me aprofundar no assunto devido à experiência com o meu filho. Eu e minha esposa tivemos um filho e começamos a notar alguns comportamentos atípicos. Em seguida, buscamos ajuda e foi aí que a gente começou a ter um conhecimento mais amplo sobre o TEA”, disse o servidor Público. Ele acrescenta que, com a ação educativa, aprendeu coisas novas sobre o TEA: “Aprendi muitas coisas novas, como interagir melhor, a trabalhar com o meu filho, pois eu também o ajudo, educando em casa. Eu procuro sempre envolver ele em atividades, porque crianças com TEA são bem interativas”, pontuou.
Usuário Edicarlos Marques Batista.O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim