Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESCENTRALIZAÇÃO

Novas Unidades Regionais de Educação fortalecem atendimento escolar nos municípios

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/01/2018 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ampliou a descentralização da gestão escolar com a criação de duas novas Unidades Regionais de Educação (UREs), sediadas nos municípios de Parauapebas e Xinguara, na região sudeste do Estado. A criação das novas UREs foi oficializada por meio de portaria da Seduc publicada no Diário Oficial da última segunda-feira, 15.

O objetivo do  desmembramento é melhorar a qualidade da gestão da Seduc e ampliar a descentralização. “A URE de Marabá, por exemplo, contava, antes, com 17 municípios, o que realmente dificultava o trabalho de gestão; o novo desenho vai melhorar o atendimento às escolas e fortalecer ainda mais a parceria com os municípios”, destacou o titular da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), José Roberto Silva.

A diretora de Ensino Médio e Profissionalizante da Seduc, Joseane Figueiredo, reforça essa lógica. “Com a criação das novas UREs, a Seduc vai estar mais próxima da comunidade escolar desses municípios”.

A gestora da 4ª URE, de Marabá, Alcinara Jadão, comemorou a decisão da Seduc. Agora, a URE que ela administra passa a ficar com 13 municípios. “Mesmo assim, vamos continuar sendo a maior URE do Estado, mas vamos ter a possibilidade de estar mais presentes. Esse era um sonho antigo, que a atual gestão da Seduc abraçou e agora concretiza, o que vai nos possibilitar dar respostas mais imediatas à comunidade escolar da região. Vejo como um grande avanço para a educação pública estadual”, enfatizou.

Com as alterações, a URE sediada em Marabá passa a responder também pelos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna do Pará, Palestina do Pará, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

A nova URE de Parauapebas vai gerir as escolas desse município e as de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás. Já a URE de Xinguara passa a abranger as escolas de Água Azul do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Rio Maria, São Félix do Xingu, Sapucaia e Tucumã. E as escolas de Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia ficarão sob jurisdição da URE de Conceição do Araguaia.

A gestora da 4ª URE, de Marabá, Alcinara Jadão, comemorou a decisão da Seduc. Antes, como citado anteriormente, a URE que ela administra respondia por 17 municípios e, agora, passa a ficar com 13. “Mesmo assim, vamos continuar sendo a maior do URE do Estado, mas, vamos ter a possibilidade de estar mais presentes. Esse era um sonho antigo, que a atual gestão da Seduc abraçou e agora concretiza, o que vai nos possibilitar dar respostas mais imediatas à comunidade escolar da região. Vejo como um grande avanço para a educação pública estadual”, enfatizou.

Com as alterações, a URE sediada em Marabá passa a responder também  pelos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna do Pará, Palestina do Pará, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

A nova URE de Parauapebas vai gerir as escolas desse município  e as de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás. Já a URE de Xinguara passa a abranger as escolas de  Água Azul do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Rio Maria, São Félix do Xingu, Sapucaia e Tucumã. E as escolas de Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia ficarão sob jurisdição  da URE de Conceição do Araguaia.