Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Seap encerra programação de Páscoa com doação de ovos de chocolate para familiares de internos do sistema penal

Por Caroline Rocha (SEAP)
05/04/2024 19h26

Na manhã desta sexta-feira (05), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) concluiu a programação alusiva de Páscoa, com a distribuição dos ovos de chocolate para os filhos dos custodiados das unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém, de Santa Izabel e Castanhal. A programação iniciou com distribuição de ovos de chocolate e trufas para filhos de servidores e para crianças e moradores do município de Marituba e da Vila de Americano, em Santa Izabel do Pará.

As famílias dos custodiados foram recebidas, no Pórtico do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, pelos servidores da Diretoria de Reinserção Social (DRS) que organizou o acolhimento inicial. Na ocasião, cerca de 600 pessoas participaram, entre crianças e responsáveis. Também houve a distribuição de lanches, atividades recreativas e brincadeiras, além de brinquedos como piscina de bolinhas, cama elástica e pintura no rosto.

Para além da custódia e reinserção social, promover ações sociais também faz parte da missão institucional da Seap, segundo o Ringo Alex Frias, Secretário Adjunto de Gestão Operacional, durante a Páscoa é preciso refletir sobre a compaixão e humanização das pessoas. “Essa ação demonstra que a Seap tem um efetivo controle do ambiente carcerário, e assume a responsabilidade de cumprir com a sua missão institucional que é promover a custódia e a reintegração social das pessoas privadas de liberdade”, afirma.

Trabalho Prisional – A ação é fruto de um trabalho realizado pelas internas da Unidade de Custódia e Reinserção Feminino (UCRF) de Ananindeua, que produziram mais de 5 mil ovos, ao longo de duas semanas para serem doados. Além disso, as internas também fizeram todos os lanches. A visita das crianças, filhos dos internos do sistema prisional faz parte do cronograma desenvolvido pela Secretaria, em que elas podem participar de ações lúdicas com suas famílias.

A Diretoria de Trabalho e Produção (DTP) foi a responsável pelo transporte e a entrega dos ovos de páscoa nas unidades prisionais. De acordo com Belchior Machado, Diretor da DTP, além de gerar renda, remir a pena e exercer uma ocupação, o trabalho prisional também consegue aproximar os familiares da Seap.

“É uma felicidade imensa a Diretoria de Trabalho e Produção participar desse evento, ações simples como doar um ovo de Páscoa aos filhos e receber as famílias com um lanche fazem toda diferença no processo de reinserção social. As unidades produtivas da SEAP estão sempre à disposição para contribuir com momentos como o de hoje, em que se evidencia a paz e a harmonia entre todos”, diz Belchior.

O evento marcou a última etapa da comemoração de Páscoa do sistema penitenciário, que iniciou com a produção e posterior entrega dos ovos de chocolate aos filhos dos servidores, e as ações nas comunidades em Marituba e na vila de Americano.

“É uma festa muito bonita, centenas de famílias foram agraciadas, não só com o ovo de Páscoa para as crianças, mas com um momento de descontração que simboliza o investimento do Governo do Estado, no sentido de humanizar as unidades carcerárias fazendo a reinserção acontecer e valorizando a vida e o trabalho das pessoas, especialmente as famílias que estão em situação de vulnerabilidade”, finaliza Valber Duarte, Diretor de Reinserção Social.

Felicidade – Custodiado na Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto (URRS) de Santa Izabel, Leonardo Ferreira recebeu a visita da esposa, Rarielly Souza e da filha de 2 anos. “Estou muito feliz! Faz quase oito meses estou sem ver a minha filha, agradeço primeiramente a Deus por isso, e também pela minha esposa que trouxe ela aqui”, conta Leonardo.

“Hoje, eu estou me sentindo muito feliz e emocionada porque faz meses que a minha filha não vê o pai dela, logo quando ele foi preso ela ficou muito mal, teve até ansiedade. Estou feliz e triste ao mesmo tempo, mas espero que ele saia logo e que tudo se resolva”, finaliza Rarielly.

Vera Lúcia Dias, levou os netos para ver o pai que está na Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) de Santa Izabel III, segundo ela ação organizada pela Seap acalmou as crianças. “O acolhimento foi muito bom, porque as crianças sempre ficam muito nervosas durante a visita, então essa brincadeira no início foi ótima”, afirma. 

Texto: Yasmin Cavalcante – NCS/Seap Pará