Setur participa no Rio Grande do Sul de evento nacional sobre governança turística
Secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira destaca que a 'governança turística' é fundamental para garantir a qualidade da experiência do turista
A governança turística é um conceito cada vez mais relevante no cenário global, especialmente em destinos que dependem do turismo como fonte de desenvolvimento econômico. Trata-se da forma como as diversas partes interessadas - governos locais, empresas, comunidades e organizações da sociedade civil - colaboram para gerir e promover o turismo de maneira sustentável.
“Por meio de uma governança eficaz, podemos garantir que o turismo beneficie não apenas os visitantes, mas também os moradores, criando empregos, gerando renda e promovendo o desenvolvimento de infraestrutura. Além disso, a governança turística é fundamental para garantir a qualidade da experiência do turista, tornando nosso destino mais atrativo e competitivo no mercado turístico global. Ao promover uma governança transparente, participativa e responsável, podemos garantir que o turismo seja uma força impulsionadora da economia paraense”, explica o secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira.
No centro da governança turística está a busca por um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a proteção ambiental e a valorização sociocultural dos destinos. Isso envolve a implementação de políticas públicas eficazes, a participação ativa das comunidades locais e a integração de práticas sustentáveis em todas as fases do turismo. No Brasil, a governança turística tem sido um tema de destaque, especialmente em destinos ecoturísticos, valorizando sua cultura e recursos naturais.
“Participar do 4º Seminário Nacional de Governança para o Turismo (no Rio Grande Sul) foi uma oportunidade ímpar de imersão em um ambiente rico em conhecimento e troca de experiências. Durante o evento, pude dialogar com gestores públicos e profissionais do setor, compreendendo melhor os desafios e as oportunidades que permeiam a gestão do turismo em diversos municípios brasileiros. A interação com profissionais engajados e as discussões sobre políticas públicas, estratégias e boas práticas aponta que as políticas públicas em turismo no Pará estão atualizadas com o panorama turístico nacional”, revela o gerente de Estruturação de Destinos da Setur, Hugo Almeida.
A governança turística também está intimamente ligada à qualidade da experiência do turista que visita o Pará. Destinos que adotam práticas de governança eficazes tendem a oferecer experiências mais autênticas, seguras e enriquecedoras, o que contribui para a fidelização dos visitantes e para a reputação positiva do destino. Uma imagem que o Governo do Estado já constrói há alguns anos e que busca deixar como legado de um destino que será sede da Conferência Mundial do Clima (COP 30), em novembro de 2025.
“A governança turística na Amazônia é um tema de extrema importância devido à vasta biodiversidade, cultura rica e ecossistemas únicos presentes na região. A Amazônia é um dos destinos turísticos mais desejados do mundo, atraindo milhões de visitantes todos os anos, e a forma como o turismo é gerido tem um impacto significativo na conservação ambiental, no desenvolvimento socioeconômico e no bem-estar das comunidades locais”, conclui Lucas Vieira.