Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Serviço de estética, beleza e empoderamento são oferecidos às mulheres marajoaras

Por Milene Amaral (SEMU)
04/04/2024 19h47

Um corte de cabelo pode representar uma nova fase da vida de uma mulher e, assim, resgatar a autoestima que, por vezes, acaba sendo deixada de lado por conta dos afazeres múltiplos que toda mulher tem, como trabalhar fora, trabalhar em casa e ainda cuidar dos filhos. 

E foi pensando em aflorar ainda mais a beleza da mulher marajoara que, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), realizou durante toda a manhã desta quinta-feira, 4, serviços de estética e beleza, durante a programação do projeto "Por Todas Elas", realizado no Centro Comunitário Elcione Barbalho. 

Para a dona de casa Maria Lúcia da Silva, essa foi a oportunidade de renovar o visual. "Hoje eu aproveitei o dia para cuidar de mim. Cortei meu cabelo e também fiz as sobrancelhas. É muito bom cuidar de nós mesmos, até porque, boa parte do meu tempo eu passo cuidando de tudo e de todos", disse sorridente a dona de casa esbanjando seu novo corte de cabelo. 

Além de transformar a vida das mulheres que passam pela carreta em busca de renovar o visual, a secretaria também auxilia no resgate da autoestima de mulheres que foram vítimas de escalpelamento. Já que, todo cabelo cortado, é doado para a ONG Amigos Voluntários do Pará, tornando-se próteses capilares que são repassadas para essas vítimas. "Eu adorei o jeito que ficou o meu cabelo, e gostei mais ainda de doar porque ele estava bem grande. Eu gostei e tenho certeza que várias mulheres vão gostar também. A secretaria está de parabéns por essa iniciativa", disse Jane Santos, que doou o seu cabelo para mulheres vitimas de escalpelamento. 

Alerta

Em pesquisa inédita realizada pela Fundação Amazônia de Amparo e Pesquisa (Fadespa), as mulheres marajoaras são as principais vítimas de escalpelamento no estado. Os dados mostram que, 98% das vítimas são mulheres e, desse total, 67% são crianças ou adolescentes de 2 a 18 de idade. Ainda de acordo com a pesquisa, os municípios com maiores números de casos são: Portel com 24 casos, Breves 22, Curralinho 16, Cametá 15, e Melgaço com 12 casos de escalpelamento registrados. 

Empoderamento

Ainda durante a programação e seguindo a principal diretriz  do "Por Todas Elas", a vice-governadora Hana Ghassan, junto com a titular da Semu, Paula Gomes, assinaram o pacto de adesão que inclui o município de Breves, como espaço de fomento a participação feminina na política. 

"É uma alegria imensa saber que a gente pode contar com esse espaço para fortalecer a participação feminina na política. Não podemos desistir e nos desencorajar. É um orgulho enorme, como mulher, fazer parte dessa gestão que tanto se preocupa com a politica da mulher", disse a titular da Semu, Paula Gomes. 

A vice governadora também ressaltou a importância do momento para assegurar a participação das mulheres marajoaras na política. "É com grande entusiasmo que assinamos o pacto de adesão do projeto "Por Todas Elas", com os 17 municípios de compõe a região de integração do Marajó. Nosso projeto, é uma ação pioneira do governo do estado, que foi pensado em conjunto com a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Cidadania. Essa iniciativa traz a oportunidade de compartilhar experiencias e ideias em prol do reconhecimento dos direitos das mulheres." 

Após a assinatura, as dezenas de mulheres que lotaram o auditório participaram da palestra "A importância das redes sociais na garantia do protagonismo feminino na política", ministrada pela comunicóloga Adrya Lima que, utilizando a linguagem simples, conseguiu trazer dicas importantes e esclarecer as dúvidas das mulheres que desejam fazer política no município. 

"A gente precisava disso e nós entendemos a importância desse momento. Já quero começar agradecendo ao governo do estado e a Semu, por olhar por nós, mulheres que querem fazer política. Hoje nós saímos daqui com muito conhecimento que serão fundamentais para a nossa campanha eleitoral. Muitas mulheres querem fazer parte da vida pública, porém ainda sofremos com a falta de apoio. Hoje certamente foi um grande dia para todas nós", disse Jane Azevedo.