Visando a COP 30, governador discute parcerias com Universidade da Flórida, nos EUA
Além das parcerias, o governador também tratou sobre ações de fomento à bioeconomia, com trocas de conhecimento e incremento ao setor de serviços no Pará a partir de capacitações, visando a COP em Belém
Em Miami, nos Estados Unidos, o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, participou de uma reunião com o presidente da Universidade Internacional da Flórida (FIU, na sigla em inglês), Kenneth Jessel, nesta quinta-feira, 4. E já no seu primeiro dia de agenda no país, que inclui a participação em uma conferência na Universidade de Harvard, em Boston, Helder discutiu parcerias entre a FIU e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), além de ações de fomento à bioeconomia, com trocas de conhecimento e incremento ao setor de serviços no Pará a partir de capacitações, visando a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025, em Belém, capital do Estado.
"Eles estão muito dispostos a fazer uma parceria que envolve desde a montagem de um escritório da Universidade deles no Brasil, a partir de Belém, como também fazer parcerias de cursos na área de idiomas, assim como também de outras agendas de hospitalidade e da questão ambiental. Eles são muito fortes na área de ensino à distância, portanto o nosso objetivo aqui é firmar parceria da Uepa com eles para avançar nessa agenda do conhecimento, deixando um legado para o nosso Estado", destacou o chefe do Executivo Estadual, Helder Barbalho.
Conforme o reitor da Uepa, Clay Chagas, a agenda com a Universidade da Flórida tem objetivos ligados tanto à COP 30 quanto ao impulsionamento de ações estratégicas na área do conhecimento no âmbito da Universidade Estadual.
“Com a reunião temos dois objetivos principais: o primeiro é conhecer a instituição para verificar de que forma ela pode nos ajudar na capacitação das pessoas no Pará para a COP 30, voltada principalmente para a questão do idioma e para o setor de serviços de forma geral, incluindo hotéis e restaurantes. Além de tudo isso, o segundo objetivo é estabelecer uma parceria com a universidade pensando em um legado, e em como a troca de experiências entre a Uepa e a Universidade da Flórida pode colaborar para isso”, explicou.