Pará fecha primeiro trimestre de 2024 com cerca de 15 mil famílias beneficiadas com o 'Sua Casa'
O programa habitacional destinou cerca de R$ 130 milhões para melhorias nas residências nos 144 municípios do Estado
O Programa Habitacional do Governo do Estado, "Sua Casa", já beneficiou cerca de 15 mil famílias paraenses, somente nos três primeiros meses de 2024. Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria e/ou adaptação das unidades habitacionais, o "Sua Casa", garantiu investimento superior a R$ 130 milhões só neste trimestre.
Criado com intuito de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população paraense, só no mês de março deste ano, o "Sua Casa" esteve presente em 14 municípios paraenses: Benevides, Belém, Tucuruí, Ruropólis, Santarém, Placas, Medicilândia, Redenção, Ananindeua, Santa Izabel do Pará, Viseu, Curuçá, Vigia e São Francisco do Pará.
Para a dona de casa Karen Lopes, que mora em São Francisco do Pará, no nordeste paraense, o "Sua Casa" significa realização, é o poder de construir sua casa toda em alvenaria. "Minha casa é de barro e agora, com o benefício em mãos, vou poder realizar o meu sonho de levantar minha casa toda em alvenaria e assim, dar mais conforto para minha família", disse.
Do outro lado do Pará, na região sul do Estado, dona Raimunda Maranhão dos Santos, que também recebeu o benefício, classificou o benefício como a 'garantia da concretização de um sonho'. "Minha casa é de madeira e já está quase caindo, mas agora, com esse cheque, vou poder mudar esta realidade. É um sonho que vou poder realizar e isso me deixa muito feliz, pois agora eu sei que vou poder construir minha casa, ter mais conforto e segurança para mim e minha família. Só tenho a agradecer a Deus e ao Governo do Estado", destacou.
O Sua Casa - O programa habitacional "Sua Casa" é gerido pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab-PA) e consiste na concessão de dois benefícios: o auxílio para aquisição de materiais a serem utilizados na construção, reforma, ampliação, melhoria e/ou adaptação da unidade habitacional; e auxílio para a contratação da mão de obra para a execução da obra.
Segundo o diretor-presidente da Cohab, Luís André Guedes, somente no mês de março foram mais de 5.700 famílias beneficiadas com o programa de governo. "Temos a garantia de que o recurso alcança famílias em todas as regiões de integração do Pará e é destinado a quem mais precisa", pontua o diretor presidente da Companhia.
Em janeiro e fevereiro deste ano, a média de famílias beneficiadas com o "Sua Casa" foi de 5 mil ao mês, contabilizando ao final do trimestre cerca de 15 mil famílias beneficiadas com o programa.
Para participar do Programa "Sua Casa", os interessados devem atender aos seguintes critérios:
- Renda familiar de até 3 salários mínimos;
- Não possuir outro imóvel;
- Ser maior de dezoito anos ou emancipado;
- Ter família constituída com no mínimo dois integrantes;
- Não ter sido beneficiado em outro programa habitacional no âmbito Municipal, Estadual e Federal;
- Comprovar que detém a propriedade ou posse mansa e pacífica do imóvel há mais de cinco anos.
As famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais, podem ser atendidas de modo excepcional em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.