Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Professores da Escola Técnica Anísio Teixeira realizam podcast “Observatório das Humanas” para os alunos

A iniciativa busca ampliar e explorar o conhecimento das disciplinas ministradas em sala de aula e do cenário atual

Por Lilian Guedes (SECTET)
03/04/2024 16h21

Com o intuito de explorar o conhecimento dos alunos, a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Anísio Teixeira, em Belém, realiza, semanalmente, episódios de Podcasts com assuntos da atualidade e das disciplinas lecionadas em sala de aula. A iniciativa é promovida por professores da unidade de ensino da área de humanas, como o professor de Geografia, Pedro Henrique; Cláudio Baena de Sociologia e os professores de História, Paulo Roberto e Elinalva Pandoja. 

Denominado "Observatório das Humanas", o último episódio contou com a presença do diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Rubens Magno, que abordou sobre o empreendedorismo sustentável e capacitação, tendo em vista a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) que será realizada em novembro de 2025, em Belém. 

O projeto iniciou em setembro de 2023 com o intuito de levar os conceitos de Ciências Humanas à comunidade escolar aliado as pautas que acontecem no dia a dia e causam impacto diretamente nos alunos. 

Para este mês, estão programadas entrevistas voltadas à sustentabilidade, questão ambiental, além das demandas internas e conteúdos relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), provas da escola, etc. 

Um dos idealizadores, o professor Pedro Henrique, reforça a importância do projeto como mais um reforço para ampliar o conhecimento e se adaptar ao cenário tecnológico.

"O podcast surge da necessidade de se adequar às novas tecnologias, percebendo que essa linguagem se aproxima muito dos alunos, além dos horários em salas de aula. É mais uma possibilidade de estender um tempo maior de diálogo para estudar e se atualizar das informações. O Observatório também visa atender aos alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que discute dentro das ciências humanas, os conteúdos presente nas provas", pontuou.