Escola de Cametá recebe 'Caravana da Ciência e Tecnologia' e atividades científicas
Sectet destaca que as atividades incentivam e aprimoram os alunos na jornada profissionalizante do ensino técnico
Entre os dias 1º e 5 de abril, a Caravana da Ciência e Tecnologia (CCT), coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), realiza atividades e diversas experiências cientificas na Escola de Ensino Técnico (EETEPA) do município de Cametá, na Região de Integração do Baixo Tocantins.
As atividades visam impulsionar e promover diversas atividades da área técnica e científica para desenvolver o conhecimento e estimular alunos em sua jornada profissionalizante.
Na unidade de Cametá, além dos alunos matriculados, estudantes de escolas da região tiveram a oportunidade de visitar o espaço e interagir durante as atividades.
Para o diretor da instituição, o projeto da Caravana é uma ação extremamente necessária para trajetória acadêmica dos alunos.
“Um projeto extraordinário, pois oportuniza, na prática, aos jovens o contato com a ciência e a tecnologia, através de elementos trazidos no cotidiano de sala de aula e nos livros didáticos que, agora, podem ser experimentados por cada um. É a ressignificação da própria escola e um grande estímulo à nossa juventude, que está cada dia mais exigente nos processos de ensino e aprendizagem”, disse o gestor.
Ao longo dos dias serão realizadas diversas oficinas para demonstras aos alunos o desenvolvimento da tecnologia e da educação, como a robótica, modelagem, impressão 3D, além do empreendedorismo, audiovisual e desenvolvimento para aplicativos de celular.
Além disso, o projeto conta com a Feira de Ciências e espaços que dialogam sobre realidade virtual, lançamento de foguete, sistema solar, anatomia humana e diversos assuntos que permeiam a educação ligada aos eixos da ciência e tecnologia.