Estudantes de medicina veterinária fazem visita técnica no Mangal das Garças
Só em 2023, mais de 200 escolas e quase 10 mil estudantes participaram do projeto de visitas monitoradas no Parque
Compartilhar conhecimentos e impulsionar a formação de profissionais vinculados à conservação ambiental também é uma das atribuições de um Parque Ecológico. Diante disso, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças segue firmando parcerias e abrindo portas para instituições que tenham interesse em conhecer o trabalho realizado no local. Na manhã desta terça-feira, 2, alunos do curso de medicina veterinária fizeram uma visita técnica às instalações do Mangal.
Durante a visita, os estudantes puderam ver, na prática, o quão importante é a atuação do médico veterinário em Parques ambientais. No local, os alunos vivenciaram o dia a dia do veterinário Camilo González, que atua principalmente no controle de doenças, resguardo, reabilitação, condicionamento e tudo o que abrange o bem estar animal, dentro da fauna do Mangal das Garças. O profissional guiou os discentes pelos espaços que compõe o espaço, mostrando o trabalho que realiza junto a equipe técnica e ao biólogo do Mangal, Basílio Guerreiro.
Professora Marina BenarrósProfessora da disciplina "animais silvestres", Marina Benarrós acompanhou seus alunos do 9º semestre na visita ao Mangal. "Nós, que somos professores nas universidades temos essa necessidade de trazer os discentes para ter essa vivência em espaços como zoológicos, fazendas e afins, para que eles conheçam um pouco da rotina desses ambientes, e percebam na atuação dos profissionais um mercado de trabalho promissor, por isso é tão importante fazermos visitas técnicas e conhecer como os veterinários trabalham", destaca.
VISITAS MONITORADAS
Com o projeto "Visita monitorada", o Mangal das Garças recebe diversas escolas, instituições e grupos de pessoas todos os anos, tendo como objetivo enriquecer o conhecimento acerca do meio ambiente.
No ano passado, mais de 200 escolas e quase 10 mil estudantes participaram do projeto de visitas monitoradas no Parque. Em se tratando de alunos de graduação e pós graduação, o Parque recebe em média 25 turmas ao ano, cada uma com cerca de 20 alunos.
Camilo González"Além da nossa atuação em relação às fauna e flora do Parque, realizar visitas monitoradas tanto com profissionais, quanto com o público em geral, é parte da nossa missão, pois isso cumpre com um dos objetivos principais dos zoológicos, que é a capacitação de profissionais e a sensibilização ambiental, ambas ações trazem impacto positivo para o ecossistema", frisa Camilo González.
Além de Universidades e Escolas, a visita monitorada pode ser realizada por grupos interessados, sempre com agendamento prévio solicitado para o email: infomangal@para2000.com.br. Ao participar da visita guiada, alunos de Instituições públicas têm acesso gratuito aos espaços monitorados, e alunos e professores de escolas particulares pagam meia.
Serviço:
Mangal das Garças oferece visitas monitoradas
Agendamentos: Infomangal@para2000.com.br.
Local: Mangal das Garças - R. Carneiro da Rocha, s/n - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-160
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 18h.
Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000