Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HRBA

"Dia de Diva" garante beleza e autoestima aos usuários e colaboradores do HRBA

Terceira edição do projeto é alusiva ao Dia da Mulher, mas ações de beleza foram destinadas a mulheres e homens que trabalham ou são atendidos

Por Ascom (Ascom)
31/03/2024 11h32

Rosalia Oliveira foi ao Hospital Regional do Baixo Amazonas acompanhar a mãe e aproveitou para se maquiar no Dia de DivaA dona Rosalia Silva de Oliveira, 49 anos, foi ao Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, para acompanhar a mãe, que faz tratamento oncológico na unidade. O que ela não imaginava era que ia sair de lá toda maquiada e com a limpeza de pele em dia.

A dona de casa participou da terceira edição do "Dia de Diva" e aprovou a ação. "Foi surpreendente. Eu fiquei muito satisfeita, fui bem atendida por todos. A gente que acompanha alguém no tratamento de saúde já sai de casa um pouco carregada, preocupada com o nosso familiar. E um tratamento de beleza como esse faz a gente se sentir mais feliz. Estou saindo de alma renovada!".

O projeto Dia de Diva começou no ano passado, atendendo pacientes e acompanhantes dos setores de ambulatório, métodos gráficos e acolhimento da unidade. A terceira edição ampliou o atendimento para outros setores e até para usuários internados no hospital, além dos próprios colaboradores. Foram ofertados serviços como corte de cabelo, massagem relaxante, design de sobrancelhas, maquiagem e limpeza de pele.

A ação foi em alusão ao Dia Internacional da Mulher, mas homens também puderam dar um retoque no visualA ação é alusiva ao Dia da Mulher, comemorado no dia 8 deste mês, mas os rapazes também tiveram a oportunidade de renovar a beleza e autoestima. "Este ano, expandimos a ação para os pacientes e acompanhantes que estão no aguardo de exames de imagem e das unidades de internação. E também incluímos os meninos, já que fizemos esta edição no final do mês. O processo de humanização é entender o que o nosso paciente precisa como um todo. Então, a autoestima, essa parte visual, estética, é muito importante e temos um feedback muito positivo. O paciente se sente mais motivado, sente que está sendo cuidado de verdade", explicou a coordenadora dos setores de ambulatório, métodos gráficos e acolhimento, Monica Bianca Barros.

3ª edição do projeto é alusiva ao Dia da Mulher, mas ações de beleza foram destinadas a mulheres e homens que trabalham ou são atendidos no hospital

Voluntários - Os atendimentos foram realizados em parceria com voluntários. A maior parte deles é de profissionais da beleza e estética que aceitaram o convite do HRBA para esta ação. Uma delas foi a Regina Vidalle, cabeleireira há 15 anos. Para ela, participar do projeto é a realização de um sonho.

"Meu pai e meu tio já fizeram tratamento no hospital e era um sonho meu fazer parte de uma ação social aqui. É incrível e maravilhoso para mim estar aqui. Uma emoção muito grande. Eu vejo nos pacientes essa necessidade de se sentirem melhor, de estarem com uma aparência melhor, mesmo com todas as dificuldades que enfrentam”, afirmou a voluntária.

Quem também fez parte da ação foi o grupo Mulheres Vitoriosas, formado por mulheres que são ou que já foram pacientes oncológicas do Regional de Santarém. Bel Azevedo e Jocinete de Sousa ofertaram maquiagem e corte de cabelo durante o “Dia de Diva”. Elas sabem o quanto um projeto como esse é importante para quem enfrenta um tratamento de saúde.

“Nos voluntariamos para trazer autoestima a todas as mulheres. Para nós, é maravilhoso poder contribuir com o Hospital Regional. Eu era cabeleireira, mas paralisei minhas atividades por causa do tratamento. Hoje, eu participo de ações como essa, com muito amor e carinho”, comemorou Bel Azevedo, uma das coordenadoras do grupo Mulheres Vitoriosas.

Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Texto de Ascom / HRBA