Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Gestão do HJB antecipa comemoração pelo Dia Internacional da Visibilidade Transgênero

Por Marcelo Zeno (HJB)
29/03/2024 06h48

Em comemoração alusiva ao Dia Internacional da Visibilidade Transgênero, neste domingo, 31, a gestão do gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu nos dias 25 e 26, Roda de Conversa com os colaboradores da unidade para  melhorar, cada vez mais, a assistência destes usuários, com a oferta de atendimento humanizado e inclusivo, tendo em vista que a unidade hospitalar é a única no Norte do Brasil credenciada para realização dos processos de Cirurgia Redesignação Sexual (CRS).

Segundo a psicóloga do HJB, Rayssa Melo, a atividade reforçou orientações aos colaboradores sobre a forma mais adequada e inclusiva de abordar, sobretudo, usuários transgêneros. “O objetivo dessa roda de conversa é ouvir o colaborador, dialogar, ensinar, perceber suas limitações e processos internos, visando sempre o bem-estar do paciente. Pois, somos promotores da área da saúde e devemos cuidar dessas vidas.”

Entre os assuntos abordados na ação de educação em saúde, destacamos: o artigo 3º da Constituição Federal que dita a promoção do bem para todos sem preceito e discriminação; importância da visibilidade de gênero; identidade de gênero, situações do cotidiano; avanços nos tempos de militância em prol da comunidade; criminalização da transfobia, Lei Maria da Penha para mulheres trans e outros assuntos.

A profissional lembra que o Dia Internacional da Visibilidade Transgênero tem vários objetivos, entre eles de aumentar a conscientização sobre a situação das pessoas trans em todo o mundo.

A recepcionista do Ambulatório, Fabíola Gonçalves, participou da Roda de Conversa e elogiou a iniciativa da gestão em proporcionar este momento de aprendizado, atualização de conhecimento e trocas de experiências. “A roda de conversa foi muito interessante e muito útil, pois conseguimos descobrir e entender o lado da vida do transexual. Devemos atender com mais carinho, afeto e humanidade. A psicóloga abriu os nossos olhos, para compreender mais do que a gente acha que sabe, entender o cotidiano dos nossos usuários”, ressaltou a colaboradora.

Projeto Casulo- Criado pelo Governo do Pará em maio de 2022, o projeto Casulo significa a reestruturação do fluxo ambulatorial e hospitalar para atendimento de pessoas transgênero, sendo vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O projeto é responsável pelo atendimento ambulatorial e hospitalar de pessoas transexuais no Pará. Atualmente, o projeto oferta consultas com especialistas e exames laboratoriais na Policlínica Metropolitana, em Belém, além de cirurgias plásticas realizadas no Hospital Jean Bitar.

De acordo com a gerente Assistencial, Alexandra Santos, a realização de uma roda de conversa sobre atendimento inclusivo ao paciente transgênero no HJB destaca-se como uma iniciativa essencial. “A ação proporcionando aos colaboradores um valioso conhecimento sobre os direitos e necessidades específicas desses pacientes, tal ação, é um passo importante na promoção de um ambiente, cada dia mais acolhedor e de respeito às diversidades, garantindo que as práticas assistenciais sejam verdadeiramente inclusivas e sensíveis às particularidades de cada indivíduo”, concluiu a gestora.

Desde o início do projeto até este mês, o Hospital Jean Bitar realizou 22 cirurgias em transexuais.

O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais.

Serviço: O HJB fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

 

Texto: Marcelo Zeno/Ascom HJB