Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO DE SANGUE

Campanha do Hemopa na Usina da Paz do Icuí vai beneficiar 288 pacientes

Por Helen Alves (HEMOPA)
27/03/2024 22h36

Como parte da descentralização da coleta de sangue, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realiza mensalmente diversas campanhas internas e externas. Uma delas é feita com a parceira das Usinas da Paz como a ocorrida nesta quarta-feira, 27, no bairro do Icuí, em Belém.

Ao longo do dia, passaram pela sala de coleta quase 100 voluntários. Foram 72 bolsas de sangue contabilizadas, que beneficiarão 288 pacientes da rede hospitalar pública do Pará.A Assistente social da Fundação Hemopa, Vanesa Pimentel, salienta que essa campanha externa, na Usina da Paz, promove a aproximação do banco de sangue paraense com a população, alcançando boa adesão de voluntários à doação. "Essa é a forma que temos de nos aproximarmos cada vez mais da comunidade local e facilitar aos moradores do bairro e da região do entorno, também, a fazer a sua doação", disse a servidora do Hemopa.

Loide de Souza, 52 anos, é moradora do bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua. Ela conta que é doadora desde os 18 anos. "Doou sangue porque é importante. Uma bolsa doada pode salvar até quatro vidas, muitos estão precisando e eu estou fazendo a minha parte", destacou a voluntária.

As campanhas externas integram um conjunto de ações da Fundação Hemopa, as quais visam garantir mais acesso aos voluntários doadores de sangue aos serviços de coleta do Hemopa, sendo uma importante estratégia institucional em parceria com entidades públicas e privadas no Estado.

Critérios para doar sangue:
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação - CNH, carteira de trabalho, passaporte, registro nacional de estrangeiro, certificado de reservista e carteira profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto; - Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;- Pesar no mínimo 50 kg;- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas, e- Estar em boas condições de saúde