Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Projeto de Melhoria da Produção Leiteira de Búfalas é apresentado na Sedap

Elaborado pela Embrapa Amazônia Oriental, o trabalho  foi esmiuçado ao titular e ao corpo de técnicos da secretaria que atuam na Coordenação de Produção Animal

Por Rose Barbosa (SEDAP)
27/03/2024 20h37

O secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Giovanni Queiroz, esteve reunido nesta quinta-feira (27), com a equipe de servidores da secretaria para a apresentação, pelo corpo técnico da Embrapa Amazônia Oriental, do projeto ‘Estratégia para a Melhoria da Produção Leiteira de Búfalas no Marajó’ que tem por base trazer melhorias para a cadeia produtiva da bubalinocultura leiteira, com emprego de técnicas que venham somar para o programa de recuperação econômica do Marajó. A bubalinocultura é uma das principais atividades agropecuárias do estado do Pará, desempenhando um papel crucial na dinamização da economia local e no impulso ao desenvolvimento socioeconômico da região. 

Além do titular da Sedap, participaram da reunião os técnicos da Coordenação de Produção Animal (Copan), médicos veterinários Anelise Sarges, Oscar Batista e  Augusto Peralta. O diretor de agropecuária da secretaria, Dvando Oliveira, também acompanhou o encontro. Pela Embrapa esteve presente a equipe da Unidade formada pelo chefe-geral Walkymário Lemos, chefe-adjunto de pesquisa, Fábio Barbieri e pelo analista e líder do projeto, Marivaldo Figueiró, que também apresentou a proposta. O presidente do Sindicato Rural de Cachoeira do Arari e membro da Associação Paraense dos Criadores de Búfalos do Marajó, João Rocha, também acompanhou a apresentação.

O  projeto visa aproveitar a vocação da bacia leiteira do Marajó, região que concentra a maior população de bubalinos do país, para melhorar a qualidade e produtividade da atividade leiteira familiar. Para isso, serão utilizadas tecnologias voltadas aos manejos sanitário, reprodutivo e, principalmente, boas práticas de produção. 
 Como próximos passos, a Unidade se comprometeu em elaborar uma minuta executiva do projeto à secretaria para reforçar o diálogo a fim de formalização de possível parceria executiva e financeira.

Relevância - O secretário Giovanni Queiroz destacou a relevância do projeto e também de se investir na atividade leiteira do Estado. Disse que é importante agregar valor ao leite de búfala. A produção de queijo marajoara tem se mostrado uma atividade econômica promissora para os pequenos produtores locais.

Um dos aspectos mais marcantes da bubalinocultura no Marajó é a produção de queijo marajoara, um produto de alta qualidade e reconhecido nacionalmente, conforme explicou o médico veterinário, Augusto Peralta. Esse queijo, feito a partir do leite de búfala, é uma verdadeira iguaria, apreciada não só no Pará, mas em todo o Brasil e até mesmo no exterior, segundo ressaltou. "A qualidade única do queijo marajoara, com seu sabor característico e textura cremosa, é resultado direto das condições ambientais e do manejo cuidadoso dos rebanhos na região", ressaltou.

Ao agregar valor ao leite de búfala, esses produtores conseguem obter um retorno financeiro mais significativo, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida e fortalecendo a economia da comunidade. Além disso, a produção de queijo marajoara também incentiva a manutenção e a valorização das tradições locais, transmitindo conhecimentos e técnicas ancestrais de produção que são passados de geração em geração, segundo destacou. 

* Com colaboração da Ascom Embrapa.