Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Pará mantém trajetória positiva na geração de empregos e registra 7mil novos postos de trabalho

Por Camila Santos (SEASTER)
27/03/2024 19h29

Pelo segundo mês consecutivo, o Pará apresenta saldo positivo na geração de empregos formais. É o que aponta o novo estudo produzido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, com base nos dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, divulgado nesta quarta-feira, 27. 

Com destaque nos setores de Serviços, Comércio, Construção e Indústria, o estudo aponta um saldo positivo de 7.079 postos de trabalhos gerados só no mês de fevereiro, resultado 24% maior que o saldo registrado pelo Pará no mesmo período do ano passado (Fev/2023) e que coloca o estado na 9ª posição entre as demais Unidades da Federação com o maior saldo positivo de postos de trabalhos formais do Brasil.

O estudo é parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda - Seaster.

"Ao longo deste ano, a expectativa é de novos resultados positivos na geração de empregos formais. Acreditamos que a movimentação de empregos dever ser mais intensa em função das demandas e ações que estão propostas em função da preparação do Estado para as atividades da COP 30, em especial nos setores de Serviços e Construção Civil. Os resultados alcançados até aqui  comprovam que o trabalho e o investimento dispensado em obras estruturantes, educação e qualificação tem dado certo, além da contribuição a partir de programas que melhoraram a qualidade de vida da população e incentivam o poder de compra, o que afeta positivamente o comércio, o serviço e mantém economia em circulação, provocando a abertura de novos mercados e de novas oportunidades", pontua o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.