Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO NA SEGURANÇA

Belém e Região Metropolitana recebem quase 600 novas viaturas para a PM-PA

Essa é a maior renovação de frota da história da Polícia Militar do Pará

Por Carol Menezes (SECOM)
27/03/2024 19h04

A Polícia Militar do Pará (PM-PA) já conta com 548 novas viaturas dos modelos S10 e Duster que substituem a frota antiga. A entrega garante mais efetividade às ações de segurança pública na Região Metropolitana de Belém, além de melhores condições de trabalho aos policiais militares. O governador Helder Barbalho, acompanhado de diversas autoridades, fez nesta quarta-feira (27), a entrega dos veículos em evento no estacionamento do Mangueirão.

À mesma ocasião, o chefe do Executivo paraense assinou duas ordens de serviço: uma garante a reforma da odontoclínica da PM-PA, sediada na capital paraense, sob o investimento de R$ 2,7 milhões. A segunda, efetivará a construção da quadra polivalente de esportes do 22° Batalhão da PM em Conceição do Araguaia, no sudeste paraense, no valor de R$ 685 mil oriundos do tesouro estadual.

"Estamos investindo em Segurança Pública para garantir paz à população. Essa é a maior renovação de frota da história da Polícia Militar do Pará, com novas viaturas para permitir que a corporação possa estar onde estiver um paraense: nas vilas, nos bairros, nas comunidades, nas áreas ribeirinhas, em toda a parte a polícia presente para combater o crime e garantir paz para a nossa sociedade", declarou o governador Helder Barbalho.

"Vamos continuar investindo, reduzindo os números de violência e salvando vidas. Estamos também investindo em obras que melhoram o ambiente de trabalho e fortalecem a PM-PA nos quartéis, batalhões, companhias independentes, fortalecendo a presença, mas também investindo na saúde do policial, para a nossa tropa poder ter condição de bem trabalhar", complementou o governador.

Mais segurança - Um novo contrato de locação está substituindo gradativamente a frota em todos os 144 municípios paraenses. Receberão novas viaturas os Batalhões dos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), localizados nos bairros de Belém e seus distritos, bem como os Batalhões do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), nos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides. Para estas três unidades, serão disponibilizados, no total, 358 veículos.

Além disso, estarão com novos carros o Comando de Policiamento Ambiental (CPA); o Comando de Missões Especiais (CME), responsável pela Polícia de Choque, Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Batalhão de Ações com Cães (BAC); e o Comando de Policiamento Especializado (CPE), que congrega os Batalhões de Polícia Turística, de Policiamento Escolar e de Polícia Rodoviária. Estes comandos receberão, ao todo, 115 viaturas. Por fim, o Quartel do Comando Geral terá 66 novos veículos e a Corregedoria da PM outras nove viaturas.

Com esta entrega já são 1.530 veículos entregues em todo o Estado. Receberam os novos veículos anteriormente os Comandos de Policiamento Regional de Santarém, Marabá, Castanhal, Tucuruí, Redenção, Paragominas, Capanema, Altamira, Abaetetuba, Soure, Breves e São Félix do Xingu.

O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado destaca que, com viaturas mais adequadas há todas as condições para um maior alcance da atuação da Polícia Militar.

"Dessa forma garantimos justamente mais possibilidades de a nossa tropa chegar em qualquer terreno do nosso Estado. Também estamos melhorando as condições de assistência ao nosso policial, com nova quadra de esporte em Conceição do Araguaia, reconstrução da odontoclínica de Belém. A Polícia Militar tem um papel fundamental de garantir a lei, a ordem, e também a prevenção e a ostensividade", reconheceu Ualame Machado.

O comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Dilson Jr. lembrou haver uma série de investimentos sendo feitos pelo Governo do Pará desde 2019 que são fundamentais para a queda dos índices de violência que têm se acumulado.

"Esta é a maior renovação da frota e com ampliação de toda a história da nossa corporação bicentenária. Ao mesmo tempo tem a obra da odontoclínica, da quadra do batalhão de Conceição do Araguaia, ou seja, estamos também cuidando da saúde dos nosso policiais", pontuou o comandante-geral da PMPA.

Diretor de Apoio Logístico da Polícia Militar, o Cel. Wagner Andrade garante que a renovação reforça a execução das políticas de Segurança Pública e combate à criminalidade. "Com certeza esses investimentos feitos pelo governo do Estado são diretamente proporcionais à queda nos índices de criminalidade, porque o policial militar melhor atendido, com viaturas traçadas, 4x4, com ar-condicionado, zero quilômetro, tem todas as condições de desenvolver um trabalho e ajudar nessa diminuição crescente", relaciona. 

Segurança para proteger a população

Soldado do 1º BPM, Cleriston Manoel vai dirigir uma das viaturas entregues à PM-PA. "Agora a gente está modernizado. Temos recebido diversos investimentos em nossa corporação e, com certeza, essa nova frota vai somar bastante para que o nosso serviço de policial militar possa contribuir mais à sociedade", avaliou.

A cabo Elizabeth Araújo também estará no volante durante a atuação das equipes policiais e diz ver na entrega um ato de valorização dos agentes. "Isso é muito importante para a gente que trabalha na rua, porque nos dá mais segurança e também para a comunidade em geral, que sabe que a gente vai chegar, que o serviço vai ser feito", finalizou.