Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Trinta internos da Unidade de Mosqueiro concluem curso de Eletricista Veicular Básico

A solenidade de certificação foi realizada pela Seap, que contou com a parceria da Igreja Universal para realizar mais uma capacitação no sistema penitenciário

Por Governo do Pará (SECOM)
27/03/2024 17h04

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) certificou nesta quarta-feira (27) 30 internos da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) de Mosqueiro (UCR). Eles concluíram  o curso de Eletricista Veicular Básico, resultado da parceria entre a Seap e o Projeto “Engrenar – Engrenando pessoas para o mercado de trabalho”, desenvolvido pela Igreja Universal do Reino de Deus. A UCR de Mosqueiro (distrito de Belém) é uma das unidades com melhor desempenho na reinserção social de internos entre as casas penais administradas pela Seap.

Iniciado em 13 de janeiro de 2024 e encerrado no dia 16 de março, o curso contou com o empenho dos servidores para que os internos cumprissem o cronograma de aula, ministradas somente aos sábados, das 14h às 17h. A interação entre a direção, os servidores e técnicos da Reinserção, e ainda dos policiais penais da Seap que atuam na UCR de Mosqueiro, permitiu resultados expressivos no trabalho de reinserção desenvolvido na unidade, disse Valber Duarte, titular da Diretoria de Reinserção Social (DRS) da Seap. Ele conferiu o trabalho dos internos, que inclui artesanato com jornal e confecção de bonecas africanas (abayomis) e de sandálias customizadas.Concluintes do curso mostram o certificado recebido, que os qualifica e contribui para a reinserção social

Valber Duarte ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo diretor da unidade, Abdolins Xavier, e destacou a eficiência da equipe de servidores que atua na casa penal. Ele disse ainda que 82% dos internos já conquistaram alguma certificação profissional. Dos 49 inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL), 45 foram aprovados, o que confere à unidade a liderança no número de aprovações no Estado, proporcional a sua população carcerária.

Parcerias - O diretor destacou também a importância das parcerias com as instituições religiosas que desenvolvem ações nas unidades prisionais, em especial a Igreja Universal, que promoveu o curso. Segundo Valber Duarte, o resultado dessa parceria foi a certificação das 30 pessoas privadas de liberdade (PPLs) no curso de eletricista de automóveis. “É uma profissão muito atual. Uma profissão que tem um mercado muito grande, muito intenso para ter oportunidade de trabalho”, frisou.

“Esse é apenas um dos cursos, uma das assistências que a Universal presta ao sistema penitenciário do Pará. Eu quero agradecer ao pastor Vilson, agradecer ao bispo Djalma, que têm sido grandes parceiros no processo de reinserção do Estado”, declarou o diretor da DRS.

Mudança - Abdolins Xavier enfatizou que a equipe da UCR de Mosqueiro “está imbuída de, a cada dia, fazer melhor e mostrar para a sociedade que é possível a reinserção social”. “Só aprender é fácil; difícil é mudá-los. Nós estamos tendo a oportunidade de fazer essa diferença, com o apoio da Secretaria, do diretor de Reinserção, do governo do Estado. Nós estamos aplicando aqui o que eles almejam”, garantiu o gestor.

O pastor Vilson da Silva Quirino agradeceu ao governador Helder Barbalho, ao secretário Marco Antonio Sirotheau Correa Rodrigues, ao diretor Abdolins Xavier e a todos que deram condições para oferecer o curso. O pastor informou que por meio da UNP (Universal Nos Presídios), a Igreja está procurando desenvolver, trazer novos cursos para as unidades.

“A visão que nós temos principal é a palavra de Deus. Esse é o fundamento principal de tudo que sustenta a nossa fé. Mas, além disso, nós temos uma preocupação também em trazer, tanto nas unidades masculinas como femininas, cursos profissionalizantes. O curso de eletricista de autos é uma profissão rentável, uma direção daquilo que eles podem fazer lá fora sem ter que voltar a se envolver com alguma coisa errada, que os traga de volta ao sistema penitenciário”, reforçou o pastor.

Emoção – Na entrega dos certificados, os organizadores do evento prepararam uma surpresa para os internos, que puderam assistir a vídeos encaminhados pelos familiares parabenizando-os pela certificação e mudança de vida, e falando da saudade que sentem. As mensagens encaminhadas por mães, pais, companheiras, filhos e filhas, e irmãos e irmãs, levou diversos internos às lágrimas.

O custodiado Marcos Alan, 28 anos, considera a qualificação profissional uma grande oportunidade para si e demais companheiros na unidade. Ele contou que essa é sua terceira qualificação dentro do sistema prisional, pois já fez cursos de Produção de materiais de limpeza e Artesanato com jornal.

“Essa é a chance de mudar não só a minha vida, mas também a vida de muitos nesse lugar. Essa é a terceira certificação que estamos recebendo aqui. Eu acredito que nós entramos aqui muitos sem uma profissão, com a mente fechada, mas por intermédio dessa certificação, desses cursos, causa um efeito tremendo na nossa vida, de uma vida renovada, mudança, tanto para se adaptar na sociedade novamente, como com a nossa família”, finalizou Marcos Alan.

Texto: Márcio Sousa - NCS/Seap