Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS

CIIR realiza mais uma edição do 'Proac 2024'

O programa tem como objetivo cuidar dos pais/cuidadores de usuários atendidos na instituição com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista

Por Pallmer Barros (CIIR)
27/03/2024 15h27

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou nesta quinta-feira, 27, por meio do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), a 3ª edição do Programa de Atenção ao Cuidador (Proac) em 2024. O programa tem como objetivo garantir momentos de cuidado aos pais/cuidadores de usuários atendidos na instituição com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A ação de educação em saúde começou na última segunda, 25, proporcionando atividades voltadas à saúde mental e física, com destaque ao autocuidado. O Proac passou a compor a agenda de atendimento aos cuidadores no ano de 2023, e tem um calendário ministrado de forma quinzenal na sala de reuniões do Núcleo. 

Rosana Alburquerque, pedagoga do Natea, uma das profissionais que conduz a atividade, explica que o Proac tem como objetivo fornecer um momento de relaxamento e descontração em um formato de rodas de conversa. 

"É importante oferecer esse tempo de autocuidado e informações para eles, que têm uma vida bastante dinâmica. Esse tempo vale muito para recuperar e continuar com a rotina de cada um". 

Socorro Queiroz, de 65 anos, participou da ação. A avó do Miguel Gouvêa, usuário do Natea, destaca a importância do Proac para o dia a dia do cuidador. "Acho muito válido o CIIR proporcionar um momento para o cuidador, porque quem cuida, precisa ser cuidado também. Precisamos estar bem de saúde para cuidar dos nossos entes com TEA. Se a gente não estiver emocionalmente bem, a criança só tende a piorar o seu quadro clínico. No programa, garantimos informações de TEA e a importância do autocuidado, tudo na prática", pontua ela que participou da Auriculoterapia.  

Durante os dias de roda de conversas, aproximadamente 100 pessoas, entre pais e cuidadores, trocaram experiências e informações sobre a temática.    

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.