Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia (HGT) supera mais de 23 mil horas em capacitações

Unidade na região de Integração do Tocantins promove cursos e treinamentos para aprimorar, cada vez mais, a assistência disponibilizada para seus usuários

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
27/03/2024 09h21

Profissionais no Hospital Geral de Tailândia (HGT), integrante da região de Integração do Tocantins, estão imersos em um constante aprimoramento através de capacitações e treinamentos para qualificar ainda mais a assistência prestada aos usuários.

Com um Núcleo de Educação Permanente (NEP) dinâmico, foram realizados, no ano de 2023, mais de 100 iniciativas, entre palestras, cursos, eventos comemorativos e treinamentos abrangendo todos os segmentos da unidade hospitalar. Esse empenho resultou em mais de 23 mil horas dedicadas à formação e desenvolvimento dos colaboradores.

No HGT, a educação permanente abraça abordagens inovadoras de ensino, deixando para trás o modelo tradicional. Ao invés disso, adota estratégias inovadoras que incentivam a participação e colaboração de todos os envolvidos: servidores, gestores e até mesmo os usuários, que desempenham um papel ativo em seu próprio processo de cuidado. Essa abordagem integrativa não apenas aprimora a assistência, mas também promove a autonomia dos participantes.

A enfermeira do NEP, Emanuelle Campiolo, destaca que nos últimos anos o HGT tem intensificado as atividades de educação, com iniciativas a fim de preparar ainda mais os colaboradores na linha de frente do atendimento aos pacientes, reforçando a qualidade e a eficácia dos cuidados prestados.

“No decorrer do último ano, contamos com um excelente apoio por parte da gestão, das direções e das coordenações, o que contribuiu significativamente para a produtividade de 2023. Através desse alinhamento, conseguimos realizar diversas ações, eventos comemorativos e treinamentos com impactos visíveis em nossa assistência“.

Em diversos casos, as capacitações são conduzidas diretamente nos setores de trabalho, adaptando-se à rotina das equipes. Essa abordagem visa evitar interferências significativas nas atividades diárias dos profissionais.

“Buscamos não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar um ambiente de aprendizagem colaborativo. Nosso objetivo é não apenas atender, mas também capacitar, fortalecendo a autonomia e a confiança em nossa região", finalizou Campiolo.

Veja os números do HGT

Em 2023, o HGT registrou um total de 23.481 horas e 46 minutos dedicados à capacitação de seus colaboradores, resultando em uma média de 74 horas por colaborador treinado. Esse esforço conjunto envolveu 10.812 participações em diversas atividades formativas, além de 187 ações externas, evidenciando a descentralização do conhecimento.

Serviço:

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

A Unidade tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
 
Texto de Andrey Silva / Ascom HGT