Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PÁSCOA

Hospital Abelardo Santos inicia programação de Páscoa e encanta crianças internadas

Menção da Santa Ceia e caça ao tesouro seguindo as pegadas no chão fizeram parte da ação 

Por Ascom (Ascom)
26/03/2024 19h39

Renovação da fé e muita alegria marcaram o início da programação de Páscoa do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. A unidade apostou em atividades que remetem a data como a celebração da Santa Ceia, ato simbólico cristão e a divertida caça ao tesouro seguindo as pegadas do coelhinho no chão, nesta terça-feira (26). 

Animado para brincadeira, Pedro Moreira, de 12 anos, logo achou o seu prêmio na sala de brinquedos da ala pediátrica. Devido o aparecimento de uma úlcera hemorrágica, ele está há 6 dias internado fazendo tratamento na unidade, distante de sua casa Ananindeua. “Eu gostei de brincar, o caça ao tesouro ficou super bacana, já achei o meu”, comemorou.

Emily Maria Lopes, de 29 anos, é do município de Bragança, distante a quase 220 quilômetros da capital paraense. Ela está com a filha Maria Heliza, de 1 ano e 10 meses, internada há 8 dias, devido a uma inflamação gastrointestinal. “Foi muito boa a ação para nós e para crianças também. Minha filha brincou e interagiu bastante”, elogiou.

A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, destaca que a iniciativa contou com o apoio de voluntários internos e externos, e teve como objetivo renovar a esperança dos usuários através de mensagens de amor, fé e esperança e proporcionar divertimento para as crianças. “Desta forma transformamos o ambiente hospitalar mais leve e agradável. Além dessas atividades, ainda teremos mais dois dias de ações que comtemplam teatro e a visita da coelhinha Lilica”, adiantou.

“O objetivo principal é proporcionar uma experiência positiva e lúdica, visando diversos benefícios que vão além da simples diversão.  Esse tipo de iniciativa não só quebra a monotonia da rotina hospitalar, mas também promove o desenvolvimento das crianças, além de estimular a imaginação", enfatizou a diretora geral do HRAS, Aline Oliveira. 

Serviço: O Hospital Abelardo Santos é a segunda maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.