Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Desenvolvimento Industrial é tema de Seminário da Codec em Castanhal

Programação aborda com a comunidade o tema do ambiente de negócios seguro para potencializar a atratividade de investimentos no município

Por Tarcya Amorim (CODEC)
26/03/2024 12h53

"Estamos ansiosos para esse momento". A afirmação é de Pedro Flávio, empresário do setor alimentício, sobre o seminário que a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e a Prefeitura de Castanhal promovem nesta quarta-feira (27), na Câmara Municipal local. 

De acordo com a Codec, o seminário quer promover o desenvolvimento econômico e social sustentável da região, com foco na melhoria do ambiente de negócios e na atração de novos empreendimentos.

A programação faz parte das etapas de cumprimento do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo no Pará, e reforça o compromisso que a Codec firmou com a Prefeitura no ato da assinatura do Protocolo de Intenções, assinado em fevereiro de deste ano, como foco em traçar ações para otimizar a instalação do Condomínio Industrial castanhalense, previsto para iniciar a construção ainda neste semestre. 

“O Seminário que a Companhia realiza amanhã em parceria com Estado e Prefeitura, será uma grande oportunidade de diálogo com a sociedade local, sobre as oportunidades socioeconômicas que vão ocorrer com a implantação do Condomínio Industrial, abrindo uma perspectiva muito positiva em acordo com as diretrizes dadas pelo Governador Helder Barbalho, de verticalização da nossa matriz econômica. O Condomínio Industrial vai impactar toda a região, pois abrirá mercado para os produtores com as novas indústrias que serão instaladas, além da integração com as outras cadeias industriais e a geração de empregos diretos e indiretos”, explicou Evandro Diniz, gerente de Relações Institucionais da Codec, e um dos palestrantes do evento.

Para o empresário Pedro Flávio, do início desta reportagem, "o seminário é uma oportunidade para a cidade e para nós empresários locais, será um espaço importante para discutir como nosso município pode crescer, compartilhando ideias e criar contatos importantes, ajudando a fortalecer a economia da região, principalmente no contexto da implantação de um distrito industrial em Castanhal, marcando um momento estratégico de expansão e diversificação econômica", disse ele.

Temas do seminário  - O seminário irá analisar as potencialidades econômicas de Castanhal, mapear a infraestrutura industrial e logística, apresentar diretrizes sobre políticas públicas e legislações de incentivo a investimentos, como leis de incentivo fiscal. Também será realizado um estudo sobre as oportunidades econômicas para otimizar a implantação do distrito industrial no município, com base na análise das principais cadeias produtivas locais. O Guia do Investidor de Castanhal será atualizado e um treinamento em atração de investimentos será realizado com o objetivo de atrair novos investimentos para o município.

Quem participa - A iniciativa é direcionada à comunidade de Castanhal e região, instituições de ensino e pesquisa, entidades de classe como a Associação Comercial e Federação das Indústrias, além de instituições bancárias e demais interessados. 

Serviço: 

Seminário de Desenvolvimento Econômico Industrial 

Local: Câmara Municipal de Castanhal

Data: 27/03/2024

Horário: 8h30

Contato para mais informações: (91) 3205-4700.

Matéria de Thaline Trindade, com supervisão de Tarcya Amorim