Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Matrícula do Programa CNH Pai D'égua em Belém se encerra nesta quarta-feira (27)

Atendimento dos aprovados segue rápido e prático no Mangueirinho, até às 17h desta quarta-feira (27), na avenida Augusto Montenegro

Por Ascom (Ascom)
26/03/2024 11h32

Encerra-se às 17h, desta quarta-feira (27),  o período de matrícula aos aprovados no Programa Social CNH Pai D'égua em Belém. A estimativa do Detran é de que os 20 mil aprovados na primeira fase do programa compareçam a esta etapa eliminatória, para darem início ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou mudança de categoria gratuitamente.

"Não há previsão de adiamento deste prazo, então reforçamos para os aprovados que atentem a esta data (esta quarta-feira (27). Estamos com um atendimento rápido e prático no Mangueirinho e o nosso objetivo é facilitar o atendimento para todos e garantir 100% de aproveitamento do Programa”, afirma Renata Coelho, diretora-geral do Detran.

Desde o último dia 18, a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) realiza os procedimentos de matrícula, recebendo um grande número de pessoas por dia. Esta etapa marca a abertura do processo no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e neste mesmo dia o candidato faz a coleta biométrica, foto e agenda os exames médicos também.

Denise Ferreira é uma das candidatas aprovadas, garantiu a sua matrícula neste penúltimo dia e vai iniciar seu processo de primeira habilitação. "O atendimento está excelente e é muito importante ter esse programa gratuito porque devido a nossa renda comprometida com a família esse sonho era quase impossível, graças a Deus e ao Governo do Pará eu vou conseguir tirar a minha carteira".

Mesmo os candidatos que perderam o dia do agendamento que foi marcado na entrega do passaporte podem procurar o atendimento no Mangueirinho até esta quarta-feira. Para serem atendidos os classificados devem apresentar original e cópia da Carteira de Identidade ou equivalente para Primeira Habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria; CPF; comprovante de residência atualizado; certificado ou declaração de escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou equivalente em outra Unidade Federativa e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Estado do Pará, com vencimento máximo de 90 dias.

O Programa Social CHN Pai D'égua é uma iniciativa do governo do Estado, coordenado pelo Detran, que garante a emissão de CNH totalmente gratuita a pessoas de baixa renda. Em Belém, dos 20 mil classificados, 10.361 vagas foram preenchidas por mulheres (51,8%) e 9.639 por homens (48,2%). Deste total, 719 são pessoas com deficiência (PcDs).

Texto de Leandro Oliveira / Asdecom Detran