Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Oficina capacita técnicos do Ideflor-Bio para elaboração de Planos de Manejo participativos

Capacitação foi ministrada pelo analista ambiental do ICMBio que compartilhou experiências e relatos de atuação no órgão federal

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
25/03/2024 20h37

Membros da Comissão de Planos de Manejo (Coplam) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) participaram, nesta segunda-feira (25), de uma oficina ministrada por Eduardo Henrique, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Belém (PA). O foco da capacitação foi a metodologia participativa adotada pelo órgão federal na elaboração dos Planos de Manejo das suas Unidades de Conservação (UCs).

Durante o encontro, Barros detalhou o funcionamento dessa abordagem, que prioriza a participação ativa de diferentes atores sociais no processo de elaboração dos Planos de Manejo. Essa metodologia visa garantir uma construção mais democrática e eficaz, alinhada com as necessidades e realidades locais.

O Ideflor-Bio reforçou o compromisso em fortalecer a aplicação dessa metodologia participativa na elaboração de seus Planos de Manejo. Destacou, ainda, que essa estratégia será empregada no desenvolvimento do documento referente à Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha Combu, localizada na área insular de Belém, o qual já está em fase de elaboração e contará com a participação ativa da comunidade e demais stakeholders.

A presença da equipe técnica da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB) foi fundamental durante a oficina, garantindo a integração e acompanhamento de todo o processo. A troca de experiências e o aprendizado conjunto contribuíram para o enriquecimento das práticas de gestão ambiental e conservação da biodiversidade na região.

Ao final, os membros da Coplam saíram da oficina com novos conhecimentos e habilidades, prontos para aplicar a metodologia participativa em seus trabalhos de elaboração e revisão de Planos de Manejo. A valorização da participação da sociedade civil e a promoção da transparência são pilares essenciais para o fortalecimento da gestão das UCs do Ideflor-Bio.

Aperfeiçoamento - O diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Ellivelton Carvalho, ressalta a importância de capacitações como essa para o aprimoramento contínuo das práticas de manejo e conservação ambiental. Ele acredita que a troca de conhecimentos e a colaboração entre instituições são fundamentais para o alcance de resultados efetivos na proteção da biodiversidade e dos recursos naturais.

“A oficina representou mais um passo na jornada de aprimoramento das práticas de gestão ambiental no Pará, reforçando o compromisso do Ideflor-Bio e da Coplam em adotar abordagens participativas e inclusivas na elaboração dos Planos de Manejo. A nossa expectativa é que os aprendizados adquiridos sejam aplicados de forma efetiva, contribuindo para a conservação e uso sustentável das nossas UCs estaduais”, afirmou Carvalho.