Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APRENDIZADO

Socioeducandos da Fasepa participam de oficina de produção de chocolate

A iniciativa tem visa promover um momento de reflexão sobre o que a data representa, além de gerar uma nova perspectiva de vida, pois desenvolve uma nova habilidade profissionalizante

Por Ascom (Ascom)
25/03/2024 17h17

Entrando na semana da Páscoa, a qual é sempre recheada de chocolate, no Sistema de Atendimento Socioeducativo do Pará não seria diferente com a realização de oficinas de produção de ovos e bombons de chocolate para os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (CAS 2), unidade de Semiliberdade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A iniciativa tem visa promover um momento de reflexão sobre o que a data representa, além de gerar uma nova perspectiva de vida, pois desenvolve também uma nova habilidade profissionalizante.

Para o gestor do CAS 2, Yuri Santos, as atividades são muito importantes dentro do Sistema Socioeducativo, pois além de promover uma reflexão sobre o tema, os jovens também desenvolvem uma habilidade que pode até virar profissão no futuro. "Isso é um aprendizado para eles, além de confeccionarem seus próprios ovos, podem presentear seus familiares. É uma forma de ajudá-los a ocuparem seu tempo e a mente, além de se encaixar no processo de educação profissional, esse foi o nosso objetivo", avalia o gestor.

As oficinas promovem autoconhecimento aos adolescentes, que vêem na atividade uma nova forma de viver, adquirindo experiência que podem ser uma fonte de renda no futuro. "Gostei muito de participar dessa atividade, me identifiquei muito, e descobri que eu tenho habilidade com isso, quero começar a trabalhar fazendo chocolate, e dessa forma ajudar minha mãe nas despesas de casa", declarou o jovem socioeducando de 17 anos.

A oficina também foca na importância da celebração da Páscoa, aumentando o conhecimento bíblico dos adolescentes e fazendo com que eles enxerguem que é possível ter uma vida melhor. Além de ensinar uma atividade geradora de renda.

Durante a oficina ministrada pela instrutora Rita Dias, servidora da Fasepa, lotada no Complexo Esportivo e Cultural Apoena, em Ananindeua, na Região metropolitana de Belém (RMB), foram produzidos ovos, bombons e barras de chocolates, os quais serão distribuídos aos socioeducandos e seus familiares.

Para a socioeducação, a cultura é um dos pilares do sistema, que pode ajudar no resgate dos bons valores de cada socioeducando, ajudando no processo de ressocialização.

Celebração

Os adolescentes das demais Unidades de Atendimento Socioeducativo da Fasepa também estão desenvolvendo atividades para celebrar a Páscoa, garantindo aos adolescentes privados de liberdade, os direitos que devem incluir a cultura e o lazer, conforme prevê a legislação. As unidades estarão do dia 27 à 30 de março realizando um momento de ação de graças com socioeducandos, familiares, servidores e parceiros da socioeducação, tais como, os professores do convênio entre Fasepa e Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc), e grupos religiosos.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)