Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Alunos da rede pública estadual conhecem a biodiversidade do Parque do Utinga

O grupo esteve no local que resguarda as duas principais fontes de abastecimento de água da capital paraense

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
25/03/2024 14h47

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Profª. Maria Encarnação Campos de Araújo, localizada no bairro da Guanabara, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), tiveram a oportunidade de conhecer as riquezas naturais do Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna". A visita à Unidade de Conservação (UC), na capital paraense, coincidiu com o Dia Mundial da Água, celebrado na última sexta-feira (22). Estudantes contemplam o Lago Bolonha, um dos mananciais que abastecem Belém e Ananindeua

O Parque Estadual do Utinga desempenha um papel crucial no abastecimento de água da Região Metropolitana de Belém. Cerca de 70% da água consumida tem como ponto de partida os lagos Bolonha e Água Preta, protegidos na UC. Um recurso natural que abastece aproximadamente 1,5 milhão de pessoas nos municípios de Belém e Ananindeua.

Durante a visita, os alunos constataram a importância desses mananciais e de toda a biodiversidade presente no Parque. Na faixa etária de 6 a 12 anos, o grupo foi guiado por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), que apresentaram espécies da fauna e da flora que vivem na UC, estimulando nos alunos a necessidade de preservar a natureza para a qualidade de vida da atual e das futuras gerações.

Experiência prática - Para os educadores da Escola Estadual Profª. Maria Encarnação Campos de Araújo, a visita foi uma oportunidade única de enriquecer o aprendizado dos alunos fora da sala de aula. Eles avaliam que a experiência prática e imersiva proporcionada pelo contato direto com a natureza contribui não apenas para o conhecimento científico, mas também para o desenvolvimento de valores como respeito e cuidado com o meio ambiente.

O gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, acredita que os alunos retornaram com uma bagagem de conhecimento e experiências que, certamente, terá reflexos em suas vidas. “Tenho certeza que receber essa galerinha no Parque Estadual do Utinga não apenas despertou o interesse pela conservação ambiental, mas também fortaleceu o senso de pertencimento e responsabilidade em relação ao patrimônio natural da região”, enfatizou o gestor.

Serviço: O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. Funciona de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h. Nas terças-feiras o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail: grb.dgmuc@gmail.com.