Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INICIATIVA

Hospital Regional dos Caetés lança campanha 'Absenteísmo Zero' para otimizar o atendimento aos usuários

A iniciativa tem como objetivo abordar a importância da assiduidade dos pacientes durante os procedimentos médicos realizados nas unidades que compõe o CHC

Por Ascom (Ascom)
23/03/2024 16h20

Com o intuito de  promover maior conscientização e engajamento dos usuários que dependem de assistência do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), em Capanema, composto pela Policlínica, Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) e pelo Regional dos Caetés, lançou a campanha "Absenteísmo Zero", com o tema "A consulta que você falta, faz falta para alguém", durante reunião no 4° Centro Regional (4º CRS), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A iniciativa tem como objetivo abordar a importância da assiduidade dos pacientes durante os procedimentos médicos realizados nas unidades que compõe o CHC. Durante o encontro, houve distribuição de material informativo com QR code, que fornece acesso rápido e fácil sinalizando as especialidades médicas disponíveis e exames oferecidos no local.

A reunião contou com a participação da diretoria do 4° CRS, secretários municipais de saúde e reguladores dos 16 municípios da região, destacando a relevância e o alcance da campanha.

A titular do 4º CRS, Brígida Costa, ressaltou a relevância do projeto para a região dos Caeté. “Ficamos muito felizes com a iniciativa da campanha. É crucial que esse serviço chegue até o paciente, enquanto está sendo atendido. Parabenizamos a preocupação em garantir que essas pessoas tenham acesso aos serviços que o complexo oferece. A inserção da tecnologia, como o QR code, no projeto representa um grande avanço na divulgação dos serviços disponíveis, levando informações àqueles que muitas vezes têm dúvidas sobre os atendimentos oferecidos".

Da mesma forma, o secretário de Saúde do município de Santa Luzia do Pará, Júlio Guimarães, frisou importância do projeto. "Parabenizo a gestão do Hospital Regional Público dos Caetés por apresentar este projeto. Sabemos que a informatização vem  para somar e engrandecer a vida de todos nós. Poder contar com um QR code, onde você pode acessar do seu celular e ficar informado sobre os atendimentos oferecidos, é muito importante e com certeza alcançará o público mais distante. Parabéns a vocês e continuem inovando".

Alessandro Azevedo Reis de 29 anosO usuário Alessandro Azevedo Reis, 29 anos, residente do município de Capanema, enquanto aguardava a entrega de exames, falou sobre a importância do projeto. "O projeto é muito importante para nos deixar cientes para estarmos presentes aqui, quando for necessário. Gostei muito do tema. É bem claro, porque se não está presente, acaba por tirar a oportunidade do próximo".

Iago Tobias coord. de apoio HRPC e Júlio Guimarães Secretário de Saúde do município de Santa Luzia do ParáO gerente Admirativo e Financeiro do CHC, Juliano Botero, idealizador do projeto, explicou os públicos-alvos do projeto:

 - Os gestores e os profissionais de saúde para realização de um diagnóstico para verificar o porquê esses pacientes estão faltando e qual a causa dessa falta, exemplo: falta de transporte, falta de acesso aos preparos necessários para realização dos exames, ou seja, motivos que estão levando esses pacientes a não comparecerem na data agendada das sua consulta, exames ou cirurgias.

- Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para que essas pessoas tenham o conhecimento da importância de comunicar sua unidade de saúde da impossibilidade de não comparecer na data agendada, caso contrário, outra pessoa também não será atendida. Isso gera custos de recursos públicos sem realizar os atendimentos.

"O projeto foi idealizado para melhorar, cada vez mais, a assistência de média e alta complexidade aos nossos usuários, que também conta com a adesão dos municípios da região. Juntos, podemos cuidar ainda mais da saúde pública em nossa região", finalizou o gestor.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés - composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés, pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista - integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.

A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito - Ascom/HRPC