Em Santarém, Governo autoriza a construção de uma unidade do programa 'Creches Por Todo o Pará'
Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos
O Governo do Pará continua trabalhando para levar educação de qualidade aos estudantes da rede pública. Neste sábado, 23, o compromisso foi reafirmado no município de Santarém, oeste do Pará, com a Assinatura do Termo de Convênio para a construção de uma unidade do Programa "Creches Por Todo o Pará".
"Estamos aqui para cumprir com a nossa missão. O Governo pode fazer obras, mas não há nada mais importante do que cuidar da vida e cuidar das pessoas. Estamos trabalhando juntos para poder fazer com que Santarém possa crescer nesse desenvolvimento. Nós temos uma só causa, que é ajudar Santarém, ajudar o Pará, trabalhar para que o povo de Santarém possa viver melhor. Quem vive aqui, sabe como era Santarém antes e como está agora. Portanto, parabéns a todos e que nós possamos juntos construir uma Santarém cada vez melhor e contem comigo, contem com a Hana. Nós trabalharemos cada vez mais para fazer uma Santarém e um Pará como todos nós sonhamos, um Estado que vence os seus desafios e que tenha um povo com felicidade", disse o governador do Estado, Helder Barbalho, durante discurso.
O secretário da Seduc, Rossieli Soares, destaca que este é mais um passo para ofertar educação de qualidade às crianças e famílias do município. "Os primeiros mil dias de uma criança são um dos mais importantes para seu desenvolvimento, contar com uma creche nessa etapa é fundamental, além de garantir maior apoio para as famílias que tanto precisam. Estamos avançando em todo o Estado para que as crianças paraenses estejam onde devem estar: na escola", disse.
Pioneirismo - O "Creches por Todo o Pará" é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.
Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, que atende 629 crianças atualmente.