Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRIMÔNIA DE FORMATURA

Instituto Estadual Carlos Gomes e Fundação Carlos formam alunos de Bacharelado em Música

Ao todo, foram formados 16 novos músicos que podem atuar como cantores líricos, instrumentistas e regentes de bandas

Por Fabiana Otero (FCG)
23/03/2024 13h38

O Instituto Estadual Carlos Gomes e a Fundação Carlos Gomes realizaram na última sexta-feira, 22, a cerimônia de outorga de grau dos alunos concluintes do curso de Bacharelado em Música do ano de 2023.  O evento ocorreu na Igreja de Santo Alexandre e reuniu autoridades, professores, a diretoria de ensino e a superintendência.

Neste ano, a instituição contribuiu com a formação de 16 novos músicos que podem atuar como cantores líricos, instrumentistas e regentes de bandas. Ao longo do curso de Bacharelado em Música, os formandos participaram das atividades que envolveram o ensino, pesquisa e a extensão, além da vivência prática com a participação em em eventos, encontros acadêmicos e recitais, garantindo a excelência do ensino musical de qualidade.

Um dos alunos que celebrou a formatura no curso de bacharelado em música foi Sidney Pio, 42 anos, que desde criança sonhava em estudar no Instituto Estadual Carlos Gomes. "Mesmo depois de ter me formado em licenciatura na universidade, eu percebi que ainda precisava buscar aperfeiçoamento técnico, principalmente em relação ao performance vocal, então decidi voltar a estudar e ingressar na instituição. Eu já cantava profissionalmente, mas agora o meu nível técnico melhorou bastante, pois agora sou cantor lírico", destacou.

Outra formanda que demonstrou satisfação em ter estudado na instituição foi Renata Saraiva, 33 anos, que resolveu se dedicar aos estudos voltados para a regência com o objetivo de se destacar no cenário musical. "Sem dúvida, hoje foi a realização de um sonho, pois eu resolvi estudar para me tornar regente e quando entrei no Instituto Estadual Carlos Gomes tive a oportunidade de ter aula e participar de vivências de aprendizagem com professores especializados em regência de bandas e orquestra", ressaltou.

De acordo com a diretora de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, Thaís Cybelle Silva, a realização da solenidade dos formandos do curso de Bacharelado em Música consolida o trabalho desenvolvido pela instituição, com o apoio da Fundação Carlos Gomes. “Formar novos músicos para ingressar no mercado de trabalho reforça a missão do instituto com o ensino público de qualidade, especialmente na Amazônia. Desejamos que os novos músicos alcancem o sucesso e possam se destacar no cenário musical, demonstrando o alto nível técnico adquirido a partir do trabalho pedagógico desenvolvido pelo IECG”, enfatizou.