Governo entrega totens de segurança para o município de Santarém
Equipamento garante maior amplitude no monitoramento das vias e atendimento de urgência e emergência ao alcance da população
A manhã do sábado, 23, foi de grandes conquistas para os moradores de Santarém, no oste paraense, região de integração do Baixo Amazonas. O Governo do Estado entregou hoje, oito totens da Segurança Pública para o município. Os equipamentos já estão instalados em pontos estratégicos, nas principais vias públicas da cidade, além do famoso distrito de Alter do Chão. A iniciativa tem o objetivo de garantir maior agilidade no atendimento das ocorrências de urgência e emergência, com maior e melhor cobertura visual dos locais onde foram instalados.
Os totens fazem parte do projeto "Cidades Inteligentes" que fortalece a parceria com os municípios, visando potencializar as ações de segurança com uso de tecnologia, com recurso de videomonitoramento e inteligência artificial.
O governador do Pará, Helder Barbalho, ressalta a importância do equipamento para garantir a segurança dos santarenos.
“Hoje estamos iniciando uma estratégia fundamental adotando tecnologia e inovação como aliado da segurança pública e da redução da criminalidade, que são esses totens que estão espalhados em cinco cidades do nosso estado como, Belém, Ananindeua, Marabá, Altamira e a partir de hoje, Santarém, que recebe 8 totens espalhados pela cidade e estão integrados ao sistema de monitoramento da segurança”, destacou Helder Barbalho.
O governador ressaltou ainda a operacionalidade do equipamento como a leitura facial e a identificação de placas veiculares.
“Esses totens possuem várias câmeras, entre elas uma de 360° que tem o alcance a longa distância das imagens. Ele conta também com a implementação de leitura facial e identificação de placas veiculares, o que significa dizer que, se um cidadão evadido do Sistema Penal estiver circulando pela orla de Santarém, ele será identificado por meio de uma base de dados que o sistema tem, e assim, será acionado um alerta para a Segurança Pública que deslocara uma viatura para a captura do foragido, bem como nos casos em que um veículo roubado ou furtado, também será identificado, auxiliando de forma eficiente o sistema de segurança à inibir e coibir o crime, realizando buscas de foragidos e apreensão veiculares. Ele também emite alertas educativos auxiliando assim, a população local e os turistas que estiverem circulando pela cidade de Santarém”, pontuou Helder Barbalho.
Morador de Santarém, Cláudio Barros, comemora a aquisição do equipamento para a cidade e a importância para a população se sentir mais segura.
Cláudio Roberto- aposentado“Essa é uma iniciativa muito boa, ter colocado esses totens na nossa cidade para inibir um pouco as ações criminosas. Saber que ele possui uma câmera de 360°, sem dúvida deixará os nossos passeios na orla mais seguros e tranquilos, sabendo que estamos sendo monitorados, e ainda, ter mais desses espalhados pela cidade, como já pude perceber. Essa é uma conquista maravilhosa para Santarém e vamos aguardar que isso possa combater a criminalidade na nossa cidade”.
Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, esse é mais um dos recursos estratégicos da segurança pública para combater ações criminosas na região.
“Os totens fazem parte de mais uma iniciativa do governo do estado, que por meio da Segurança Pública vem atuando de forma ostensiva e preventiva, com utilização de uma tecnologia como essa, com o potencial de auxiliar no monitoramento total das áreas onde ele foram instalados, além de aproximar a população da segurança que vai poder interagir conosco através dele, não só acionando para chamadas de urgência e emergência, como também, recebendo alertas sonoros de utilidade pública a serviço de todos. Santarém merece essa aquisição, assim como todos que moram e visitam a cidade, especialmente Alter do Chão, sendo um dos lugares turísticos mais frequentamos do nosso estado”, ressaltou o titular da Segup.
Santarém é o quarto município a receber oficialmente os equipamentos. As cidades de Belém, Altamira e Marabá, já contam com a funcionalidade do sistema. No total 50 equipamentos estão distribuídos no estado, entre eles, na Capital paraense, Belém, além das cidades de Ananindeua (Região Metropolitana), Altamira, Marabá e Santarém.
Os totens também facilitam o repasse de informações estratégicas entre as forças de segurança, e realizam o monitoramento, por meio de uma 4 câmera fixas que permitem a visualização em 360°, garantindo cobertura total das áreas.
Funcionalidade - O Sistema do Totem de videomonitoramento funciona por meio de um botão de emergência, que quando acionado, transmitirá a ligação diretamente para o agente que estiver operando as câmeras de dentro do Núcleo de Operações Integradas de Santarém, o Niop. A ocorrência será registrada, e imediatamente uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato. Além disso, o Totem funciona com tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam, e assim auxiliar na busca de foragidos da justiça, bem como de carros roubados. Ele possui ainda um dispositivo anti vandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação do equipamento, que também é blindado, e irá operar 24 horas por dia.