Encontro da Polícia Civil e multinacionais debate fraudes eletrônicas e investigações em ambiente virtual
O evento seguirá até a sexta-feira, 22, na sede da Delegacia-geral, em Belém
A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Polícia Especializada (DPE) e Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) e Núcleo de Inteligência (NIP), realiza nesta quinta-feira, 21, o workshop sobre fraudes eletrônicas e investigações em ambiente virtual. O evento seguirá até a sexta-feira, 22, na sede da Delegacia-geral, em Belém.
Delegado Evandro AraujoSegundo o delegado Evandro Araújo, titular da DPE, o objetivo é qualificar policiais civis para atuação em investigações em ambiente virtual. "Estamos promovendo o segundo workshop de investigações em parceria com as 'big techs', que são as grandes empresas de tecnologia e inovação dominantes no mercado, como a Google, TikTok, Uber, Amazon, Microsoft, Meta, entre outras", destacou.
Escrivã Jéssica GilletDurante a programação interna, foram apresentadas formas de análise de dados na investigação criminal e de inteligência cibernética da PCPA. A escrivã Jéssica Gillet, que atua na Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCEP), ligada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), destacou a importância da parceria entre empresa de plataformas digitais no auxílio às investigações.
"Por meio dessa parceria conseguimos dar celeridade às investigações, descobrindo veículos entre criminosos e outros dados. Como exemplo, citamos as operações 'Fake Centralis', deflagrada em dezembro de 2022, onde um grupo investigado por cometer fraudes bancárias no município de Marabá, foi indiciado por realizar falsos empréstimos. A quadrilha agia realizando ligações para vítimas, correntistas do Banpará, simulando serem funcionários do banco. Já em maio de 2023, conseguimos prender criminosos que publicavam anúncios em plataformas digitais de compra e venda de veículos de luxo em valores inferiores e após atrair as vítimas com conversas enganosas, conseguiam a vantagem indevida por meio de transferências financeiras", relatou.
A programação seguirá até sexta-feira, 22, com palestras de representantes da UBER Brasil, TikTok Brasil, STW Brasil e Google Brasil, além de outras diretorias e divisões da Polícia Civil.