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ENCONTRO BILATERAL

Governo do Estado e gestão federal debatem ações para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Marajó

Educação, Meio Ambiente e crescimento social estão entre os principais eixos para o desenvolvimento da região

Por Ronan Frias (SECOM)
20/03/2024 22h23

Em um encontro marcado pela busca de soluções para o desenvolvimento socioambiental da região do Marajó, o governador Helder Barbalho liderou uma reunião bilateral entre o governo do estado do Pará e uma comitiva de representantes da gestão federal chefiada pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. 

Dentre os principais temas debatidos, as estratégias para impulsionar o progresso da região e as ações voltadas para o incentivo, apoio e crescimento estrutural da população local se destacaram, com especial ênfase na educação.

“Pelo diagnóstico das dificuldades sociais e da busca por construir soluções definitivas a partir do desenvolvimento socioeconômico da região, nós trabalhamos em três vertentes: a da educação, a ambiental e a social. Dentro deste contexto, da sociobioeconomia, da solução social, buscamos intervenções de assistência mas que constroem uma nova dimensão para os povos locais”, afirmou Helder Barbalho.

Com a participação da Vice-Governadora, Hana Ghassan, e intensa presença do secretariado estadual, o encontro abordou propostas para promover a sustentabilidade ambiental, o fortalecimento da economia local e a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Marajó.

A reunião entre o governo estadual e federal representa um passo importante na busca por soluções efetivas para impulsionar o Marajó. A união de esforços e o alinhamento de estratégias entre as esferas governamentais sinalizam um compromisso mútuo em promover o desenvolvimento socioambiental da região.

Durante a reunião bilateral, foi assinada uma portaria para a criação da Câmara de Educação Antirracista nas Escolas no Pará. O documento pretende auxiliar no debate e na proposição do desenvolvimento da política de educação antirracista no ambiente escolar.