Paciente recebe despedida emocionante após 63 dias de internação no Hospital Geral de Tailândia
Nesta quarta-feira (20), enquanto o mundo celebra o Dia Internacional da Felicidade, o Hospital Geral de Tailândia (GTH), testemunhou um momento emocionante de despedida. Após uma jornada de 63 dias de internação, Josiel Brito, residente de Eldorado dos Carajás, no sudeste paraense, teve alta, marcando o fim de um capítulo em sua vida.
A despedida do usuário de 54 anos, residente da cidade de Eldorado dos Carajás, distante 385 KM de Tailândia, foi mais do que apenas uma formalidade médica; foi um tributo à resiliência humana e ao cuidado da equipe multiprofissional da unidade hospitalar. No dia 17 de fevereiro o paciente foi admitido no HGT com sintomas de lesão bolhosa na perna direita, cansaço e inchaço abdominal. Josiel estava com 112 quilos e, após avaliação de especialistas, ele foi internado e iniciou sessões de hemodiálise. Durante sua internação de mais de dois meses no HGT, ele passou por 18 sessões de hemodiálise.
Nesta quarta-feira, ele finalmente recebeu alta da Clínica Médica, onde ficou internado. A ocasião especial foi marcada por um gesto de carinho e apoio, graças ao Projeto Comemorando com Alegria, que faz parte das iniciativas do Grupo de Trabalho de Humanização(GTH) da unidade hospitalar, que celebra datas importantes para os pacientes, tornando a despedida de Josiel um momento ainda mais significativo e reconfortante para ele e sua família.
A equipe multidisciplinar que acompanhou o paciente, durante todo o seu tratamento, incluindo profissionais de nefrologia, nutrição e Enfermagem, organizou um corredor humano para homenageá-lo enquanto ele se despedia de todos. Este gesto simples, mas significativo, refletiu não apenas o profissionalismo dos colaboradores, mas também o afeto e a empatia que eles desenvolveram pelo paciente ao longo do tempo.
Jenifer Ribeiro, enfermeira nefrologista, que acompanhou Josiel Brito durante sua jornada no HGT, expressou sua gratidão e alegria pela recuperação do paciente. "Ver Josiel se despedindo hoje, depois de tudo oque passou, é verdadeiramente emocionante. Como equipe, estamos profundamente gratos por fazer parte de sua jornada de cura. Cada paciente deixa uma marca em nós, e ele certamente deixará saudades. Desejamos o melhor em sua recuperação contínua e futuro", finaliza a profissional.
Para Josiel, o corredor de despedida não foi apenas um símbolo de sua recuperação física, mas também uma lembrança tangível do apoio e da solidariedade que o ajudaram a superar momentos difíceis. Enquanto ele deixava o hospital, Josiel agradeceu a assistência recebida durante sua internação.
"Eu só tenho que louvar a Deus pela vida de todos vocês que me ajudaram. Que Deus continue abençoando, que ele recompense tudo que vocês fizeram por mim. Tô muito feliz, muito feliz por estar indo para casa. Fiz muitas amizades durante essa jornada aqui no hospital, e lembrarei de cada um desses profissionais, posso não saber o nome de todos, mas os colocarei em minhas orações todos os dias".
Katrinne Mayanne, nutricionista e voluntária do GTH, foi uma das colaboradoras mencionadas por Josiel durante a ação, onde destacou sua gratidão por todos. "Para mim, nutrição vai além de simplesmente fornecer uma dieta equilibrada. É sobre compreender as necessidades individuais de cada paciente, considerando não apenas suas condições médicas, mas também suas preferências e sua história pessoal. Estar presente para os pacientes não apenas como profissional, mas também como ser humano, é o que realmente faz a diferença em seu processo de recuperação”, comentou.
Hemodiálise - Desde o dia 13 de setembro de 2022, o HGT realiza sessões de hemodiálise em pacientes em Urgência Dialítica e Insuficiência Renal Agudo (IRA), na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).Somente em 2023, foram realizadas 330 sessões de hemodiálise, e somente nos dois primeiros meses deste ano, 86 sessões.
Ane Francy, gerente Assistencial da unidade hospitalar, destacou a importância do serviço de hemodiálise na oferta de assistência de qualidade aos pacientes. "Com o serviço de hemodiálise, podemos oferecer cuidados especializados e essenciais para pacientes como o usuário Josiel. Um dia, esse serviço foi apenas um plano em nossos papéis, que acreditamos, implantamos com muita dedicação e esforços e hoje contemplamos resultados que nos deixam exultantes em oferecermos esse serviço vital para nossos usuários. Contamos com uma equipe qualificada e comprometida, garantindo que aqueles que necessitam de cuidados nefrológicos recebam atenção de qualidade, aqui mesmo em Tailândia", ressaltou a gerente assistencial.
Expansão - O HGT está em obras de ampliação para melhorar,ainda mais, a assistência prestada à população da região. A unidade terá 10leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI´s) neonatal e adulto, e mais um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras.
O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo SUS têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre de manda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.