Governo realiza ação pelo Dia Mundial da Saúde Bucal na creche Orlando Bitar
As crianças participaram de ações que incentivam a higiene bucal, prevenindo o aparecimento de problemas dentários
Ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Bucal foi realizada nesta quarta-feira (20) na creche Orlando Bitar, em Belém. A ação, que teve o objetivo de incentivar a limpeza bucal e saúde dos dentes por meio da escovação correta e uso do fio dental, formando bons hábitos desde a infância, foi uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com apoio da Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped) e Liga Acadêmica de Odontopediatria (Laoped).
“Foi realizado palestra educativa, distribuição de kits e muitas brincadeiras para as crianças conhecerem a importância da saúde bucal, e contou com a participação dos professores, dos funcionários e dentistas da Sespa, e da diretora da unidade. O governo também busca incentivar os municípios a realizarem esse tipo de ação nas escolas municipais, para formar adultos que vão multiplicar essas informações”, informou Paulo Edson Furtado, coordenador de Saúde Bucal da Sespa.
A ação mostrou às crianças da creche a importância de manter a higiene dos dentes
“Introduzindo esses cuidados de higiene oral desde cedo estaremos prevenindo a cárie dental, que acomete milhões de pessoas no Brasil e no mundo, desmistificar o medo do dentista, aproximar a criança dos cuidados básicos, que não envolvem procedimentos caros, nem dor. É muito benéfico o investimento do governo do Estado em ações de prevenção”, afirmou Claudia Cabral, dentista que trabalhou na programação.
O evento alcançou, em média, 190 crianças, de 4 a 5 anos, e contou com atividades de orientações de escovação de forma lúdica, por meio de elementos que estimularam a imaginação dos pequenos, como fantoches, fantasias, música e escovódromo no ambiente escolar.
Texto: Jamille Leão - Ascom/Sespa
