Governo realiza ação pelo Dia Mundial da Saúde Bucal na creche Orlando Bitar
As crianças participaram de ações que incentivam a higiene bucal, prevenindo o aparecimento de problemas dentários
Ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Bucal foi realizada nesta quarta-feira (20) na creche Orlando Bitar, em Belém. A ação, que teve o objetivo de incentivar a limpeza bucal e saúde dos dentes por meio da escovação correta e uso do fio dental, formando bons hábitos desde a infância, foi uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com apoio da Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped) e Liga Acadêmica de Odontopediatria (Laoped).
“Foi realizado palestra educativa, distribuição de kits e muitas brincadeiras para as crianças conhecerem a importância da saúde bucal, e contou com a participação dos professores, dos funcionários e dentistas da Sespa, e da diretora da unidade. O governo também busca incentivar os municípios a realizarem esse tipo de ação nas escolas municipais, para formar adultos que vão multiplicar essas informações”, informou Paulo Edson Furtado, coordenador de Saúde Bucal da Sespa.A ação mostrou às crianças da creche a importância de manter a higiene dos dentes
“Introduzindo esses cuidados de higiene oral desde cedo estaremos prevenindo a cárie dental, que acomete milhões de pessoas no Brasil e no mundo, desmistificar o medo do dentista, aproximar a criança dos cuidados básicos, que não envolvem procedimentos caros, nem dor. É muito benéfico o investimento do governo do Estado em ações de prevenção”, afirmou Claudia Cabral, dentista que trabalhou na programação.
O evento alcançou, em média, 190 crianças, de 4 a 5 anos, e contou com atividades de orientações de escovação de forma lúdica, por meio de elementos que estimularam a imaginação dos pequenos, como fantoches, fantasias, música e escovódromo no ambiente escolar.
Texto: Jamille Leão - Ascom/Sespa