“Calouros” de escolas públicas comemoram aprovação na UFPA
Tão logo a Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta quinta-feira (25), o listão dos candidatos aprovados no Vestibular 2018, os estudantes da rede pública estadual começaram a comemorar a aprovação para ingresso no ensino superior.
Parte dos vestibulandos das escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na Região Metropolitana de Belém e em outras regiões do Estado optou por comemorar a aprovação em casa. No entanto, muitos deslocaram-se até as escolas para festejar com os colegas, professores e diretores, apesar do período de recesso de aulas nas unidades de ensino. As escolas no momento levantam o quantitativo de estudantes aprovados na UFPA.
Na Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, no bairro do Souza, a direção e professores providenciaram a escuta do listão em rádio e lanche para os alunos. Deivison Murilo Ferreira Dias, de 17 anos, foi um dos que compareceram ao “Pedroso” e teve o que comemorar.
“Eu passei em Engenharia Civil, que é o que eu queria. Estou muito feliz”. Deivison fez o 3º ano do Ensino Médio no “Pedroso” no ano passado. “Estudar no ‘Pedroso’ foi muito bom. Os professores nos orientaram bem com relação a questões difíceis, e, então, tudo deu certo”, disse o jovem morador do bairro de Águas Lindas, em Ananindeua.
A nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) é referência para a seleção dos aprovados no listão da UFPA. Deivison obteve 744 como nota geral no Enem – na redação, o calouro fez 840 pontos.
Professores e estudantes compartilham vitória da aprovação
Na Escola Estadual Augusto Meira, no bairro de São Braz, a festa dos calouros foi completa, com direito a ovo quebrado na cabeça dos aprovados, banho de trigo, laços nas calouras, pintura da palavra “Burro” na testa, diretora fantasiada e professores comemorando junto a aprovação na Universidade.
“É um momento feliz que a gente tem que comemorar muito”, declarou a caloura de Física Isabela dos Santos Carvalho, de 17 anos. Ela, que fez o 3º ano do EM no “Augusto Meira”, teve nota geral 693 no Enem, com 720 pontos na redação.
Isabela comemorou a aprovação com amiga Marjenny Amélia Rodriguez de Melo, 17 anos, aprovada em Licenciatura em Matemática. Marjenny cursou todo o Ensino Médio no "Augusto Meira", fez 940 pontos na redação e obteve nota geral de 691 no Enem. “A escola deu um impulso muito grande no estudo para o Enem. Como aqui é escola de tempo integral, eu passava dois turnos por dia aqui, na escola”, arrematou.
O calouro Agostinho Domingues Neto, de 17 anos, vai cursar Ciências Sociais na UFPA. Com 760 pontos na Redação e nota geral de 654, Agostinho festejou com outros calouros, professores e uma pessoa muito especial para ele que largou o trabalho para estar no “Augusto Meira”, o pai eletricista Agostinho Domingues.
“Eu só passei porque estudei aqui. O ensino aqui é muito bom; os professores são atenciosos e dão dicas muito boas’, afirmou Agostinho Domingues Neto. Os calouros Pedro Vítor Alcântara dos Santos, 19 anos, de Educação Física, e Paulo Jobson Nascimento Monteiro, 18 anos, de Filosofia, também fizeram a festa no “Augusto Meira”.
A diretora da escola, Catarina Miranda e os professores Rita Castro (Língua Portuguesa e Redação) Jair Amaral (Física) compareceram à festa dos calouros. “Eu estou na escola há sete anos e esse momento é muito especial para toda a comunidade escolar. É o resultado de um trabalho de equipe”, afirmou a professora Rita.
Aprovações
Professores da Unidade Educacional Especializada Álvares de Azevedo, no bairro de Batista Campos, referência em atendimento a cidadãos com deficiência visual, também comemoram a aprovação de estudantes.
É o caso dos calouros Heverton Silva de Deus (Música), Húrsula Rodrigues Meireles (Psicologia) e Alessandro dos Santos Lopes (Licenciatura em Educação Física).