Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

EETEPA Anísio Teixeira recebe o projeto “Carreta Escola de Informática”

A programação é coordenada pela SECTET segue até a próxima sexta-feira com ensinamentos básicos de informática

Por Lilian Guedes (SECOM)
19/03/2024 15h44

Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o projeto “Carreta Escola de Informática” chegou até a Escola de Ensino Técnico (EETEPA) Anísio Teixeira, com oferta de cursos de capacitação em informática e tecnologia.

A iniciativa consiste em proporcionar inclusão digital e conhecimentos que permitam utilizar o computador e a internet no dia a dia e no mercado de trabalho. As aulas são ofertadas para os alunos da EETEPA, de todos os turnos e cursos da unidade. Aos 64 anos, seu Alderir Guedes,  aluno de técnico em administração, conta que o projeto vai ajudar com o andamento das disciplinas do curso. 

"O projeto vai me ajudar bastante, principalmente porque minha maior dificuldade, dentro do meu curso, é justamente a tecnologia de informação. Sou do ano de 1959, já vou fazer 65 anos e me deu vontade de estudar novamente e, geralmente, para as pessoas da minha época, a tecnologia de informação é uma coisa nova, é difícil a gente se reciclar e eu preciso disso. Até pelo nosso curso, que é de administração, nós precisamos imprimir, digitalizar textos, então a gente precisa conhecer as ferramentas da informação, saber mexer no computador e isso eu tenho certeza e vai me ajudar bastante", disse seu Alderir.

Paulo MeloSão utilizadas metodologias de ensino que consistem na oferta de cursos de 20 e 40 horas aulas, além de oficinas de curta duração, distribuídos em informática básica, Excel e Word avançados, AutoCAD, Corel Draw, Photoshop, Introdução a Web Design, programação e construção de aplicativos, tratamento de imagens e edição de vídeos, redes de computadores, dentre outros. Para o coordenador do projeto pela UFPA, Paulo Melo, o projeto é muito importante. "Temos 17 cursos, desde a informática básica ao avançado. Cursos complementares de formação aos nossos técnicos e funcionam como nivelamento e depois continuam as ofertas com os módulos avançados", disse Paulo. 

Na segunda-feira, 18, o professor de informática básica, Marcos Costa, iniciou o projeto e ressaltou a importância desta ação.

"O curso é de iniciação, nivelamento, e tem faixas etárias diversas. Esse curso de rede de computadores é um curso de conhecimento básico, onde tudo começa aqui. A gente faz de tudo para despertar o interesse dos alunos na oferta de dos os cursos e observa que é uma geração que tem certo acesso. Então, a partir de um curso desses de informática básica, conseguimos nivelar os alunos dentro da escola. Eles são super espertos em redes sociais, bate papo, mas quando você coloca esse aluno para entregar um trabalho acadêmico, escolar ele não consegue, porque ele precisa de uma capacitação especial para aquilo, tem regras e normas para se desenvolver. A gente observa a procura deles, além dessa oferta, vamos ter outros cursos voltados para o Word, Excel avançado, então esse aluno que está nessa turma, 90% dessa turma vai aproveitar muito, porque ele tem um certificado desses de formação inicial", enfatizou o professor. 

A "Carreta Escola Informática" também foi aprovada pela aluna do curso de informática, Ádria Ribeiro. "Eu acredito que ele vai somar, porque conforme os anos vão passando a tecnologia também vai acompanhando o século então vai somar muito para o nosso conhecimento e não só pro nosso desenvolvimento profissional, e administração tá andando junto com a tecnologia, em administração a gente trabalha com sistema, então o TI vai somar muito, acredito nisso", afirmou Ádria.

A programação segue até a próxima sexta-feira, 22, na EETEPA Anísio Teixeira e depois irá percorrer outros pontos focais. A vice-diretora da unidade, Leda Nunes, abraça a ideia e reforça o quanto isso irá enaltecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 

"É de suma importância para o nivelamento dos alunos, que é o nosso principal objetivo. Temos alunos que realmente não sabem manusear os computadores e esse projeto é uma referência e um start que eles precisam para seguir o curso e alcançar seus objetivos no mercado de trabalho", disse Leda Nunes