Regional dos Caetés comemora a média de 99,42% do índice de satisfação dos usuários
Instituição também promoveu celebração alusiva ao Dia do Ouvidor
A gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, reconhece e celebra comemoração alusiva pelo Dia do Ouvidor, homenageado no sábado, 16, com ação de educação em saúde , promovida pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)/Ouvidoria, junto aos usuários e acompanhantes do hospital, que destacou a relevância do papel deste serviço, além de festejar a média de 99,42% de satisfação, entre janeiro e fevereiro deste ano.
A data, que será comemorada durante todo o mês de março, com repasse de informações sobre os direitos e deveres dos usuários e seus acompanhantes, ressalta ainda a importância da comunicação e do feedback para a melhoria contínua dos serviços.
As ações contam com distribuição de brindes ao público presente, proporcionando um momento de interação e reconhecimento da comunidade atendida pelo hospital. Segundo Géssica Marinho, supervisora do SAU/Ouvidoria, a importância dos princípios da democracia e da cidadania das Ouvidorias Públicas, que se apresentam como um importante elo entre a sociedade e a Administração.
“Por essa razão, nosso propósito maior é contribuir para o amadurecimento e fortalecimento do cuidado ao paciente de forma integral, fomentando a transparência, o aprimoramento da gestão pública, transformando demandas individuais em soluções coletivas. Fica aqui os meus parabéns a todos os ouvidores que, com seu trabalho, auxiliam na construção de um Brasil melhor, mais ético e transparente”.
O usuário Raimundo Dias dos Santos, 59 anos, residente do município de Peixe-Boi, a 19km do município de Capanema, elogiou a iniciativa do hospital. “Muito importante o setor de Ouvidoria dentro do hospital para ouvir e atender nossas demandas. Muito bom também saber um pouco mais sobre nossos direitos e deveres”.
Índice de satisfação - De acordo com Géssica Marinho, em 2023, a unidade hospitalar registrou uma média de 98,82% do índice de satisfação dos usuários, cujo resultado só fortalece os investimentos da gestão para oferecer, cada vez mais, atendimento de qualidade, seguro e humanizado aos usuários da região.
Melhorias - Desde 2023, o Governo do Pará, por meio da Ouvidoria Geral do Estado do Pará, tem implementado uma série de ferramentas para melhorar as atividades de ouvidoria, proteção e defesa do usuário de serviços públicos. Entre os dispositivos lançados estão o Sistema Integral de Gestão de Ouvidorias, a Carta de Serviço e a Rede Estadual de Ouvidoria.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés - composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés, pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista - integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.
A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC