Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO PÚBLICO

Ouvidoria Geral do Estado promove ação educativa no Parque do Utinga  

Ouvidores de mais 30 órgãos da administração estadual participaram da programação, alusiva ao Dia Nacional do Ouvidor

Por Governo do Pará (SECOM)
16/03/2024 17h37

O evento levou informações sobre o papel da Ouvidoria nos órgãos públicosCom o objetivo de fortalecer a presença na sociedade e orientar sobre acesso e atribuições dentro do serviço público, a Ouvidoria Geral do Estado do Pará promoveu neste sábado (16) uma ação educativa no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém. O evento contou com a presença de ouvidores de mais 30 órgãos públicos, e marcou as celebrações pelo Dia Nacional do Ouvidor - 16 de Março.

Ouvidor-geral do Estado, André Bassalo: aproximação com a sociedade“Seja com o servidor, nosso público interno, seja com a sociedade, nosso público externo, a Ouvidoria é a porta do Estado. Está de frente para a sociedade, para tudo que a sociedade precisa. Além de comemorar o Dia Nacional do Ouvidor, nós queremos aproximar a sociedade dos serviços, da finalidade e do acesso às Ouvidorias”, explicou o ouvidor-geral do Estado, André Bassalo.

Desde 2023, o Pará tem implementado uma série de ferramentas para melhorar as atividades de ouvidoria, proteção e defesa do usuário de serviços públicos. Entre os dispositivos lançados estão o Sistema Integral de Gestão de Ouvidorias, a Carta de Serviço e a Rede Estadual de Ouvidoria.

Andreia Costa, ouvidora da SespaCanal de informação - Andrea Costa, ouvidora na Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), frisou a importância de ações que promovam conhecimentos à sociedade. “Hoje, o serviço de ouvidoria deixou de ser somente um canal de denúncia e reclamação, mas também para pedir informações. A disseminação de informação é muito fácil, e as ouvidorias têm vários canais de acesso, onde o usuário pode ir presencialmente, pode ligar pelo telefone fixo ou através de um formulário web, um aplicativo pelo qual ele consegue também o contato com a Ouvidoria”, acrescentou.

Raimundo Gatinho buscou informações sobre a Ouvidoria da UepaO administrador Raimundo Gatinho aproveitou o passeio pelo Parque do Utinga para conhecer mais sobre a parceria da Ouvidoria da Universidade do Estado Pará (Uepa) com o Instituto Descarte, que levou um ponto de coleta de resíduos eletrônicos para a ação. 

“Um trabalho fundamental é a educação da população e informar sobre o descarte correto. As pessoas acham que jogar lixo na rua é normal. Certamente, esse material uma hora vai acabar nos rios e causar uma série de impactos para a própria população”, disse Raimundo. 

Participaram do evento representantes de ouvidorias da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Auditoria-Geral do Estado (AGE), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Banco do Estado (Banpará), Companhia de Saneamento (Cosanpa), Departamento de Trânsito (Detran), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Ophir Loyola, Fundação Santa Casa, Universidade do Estado (Uepa) e das secretarias estaduais de Articulação da Cidadania (Seac), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Educação (Seduc), da Fazenda (Sefa), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de Justiça (Seju), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de Planejamento e Administração (Seplad), dos Povos Indígenas (Sepi), de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) e das Mulheres (Semu).

Texto: Marcelo Leite - Ascom/Cosanpa