Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Ex-jogadores levam alegria para idosos do Lar Socorro Gabriel

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/01/2018 00h00

Na manhã desta sexta (26) a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) em parceria com os clubes do Remo e Paysandu, promoveu uma manhã diferente para os idosos atendidos no Nosso Lar Socorro Gabriel. A programação contou com a presença do ex-jogador do clube do Remo, Landu, e dos ex-jogadores do Paysandu, Zé Augusto e Beto, além do mascote do clube do remo, Leão Malino. Juntos, os jogadores distribuíram brindes dos times para torcedores dos clubes que moram no abrigo. Atualmente, 45 idosos vivem no local.

Alberto Dias de 103 anos é o idoso mais velho residente hoje no Lar Socorro Gabriel. Há 30 anos na instituição Alberto pede que seus aniversários tenham o mesmo tema: o clube do Paysandu. Durante a manhã, ele teve um sonho realizado:  receber um presente oficial do time das mãos de Zé Augusto. “O Paysandu é a minha maior paixão. Fiquei muito emocionado com o jogador me entregando este presente, por ele ter vindo aqui no abrigo com a gente. Não vou largar essa toalha de jeito nenhum ”, disse.

O Nosso Lar Socorro Gabriel é um dos abrigos estaduais voltados para o atendimento  de idosos em Belém. Seja por maus tratos, abandono ou falta de tempo cada vez mais parentes têm deixado a função de cuidar do idoso a cargo do estado e/ou instituições de apoio a esse público. Neste sentido, essas pessoas encontram nos abrigos apoio, cuidado e proteção.

Manoel Palheta, de 91 anos, é conhecido no abrigo por assistir a todos os jogos do clube do remo. Ele, que se emocionou ao receber uma blusa do time das mãos de Landu, contou ser torcedor do time desde criança e há anos, sonha em ganhar uma blusa oficial. “Nem acredito que ganhei uma blusa do clube. Amo o remo desde criança e não perco um jogo. Me sinto muito emocionado com esse presente, com essa atividade que trouxeram aqui no abrigo. Foi uma manhã diferente e emocionante para mim. ”

“A disputa RexPa é conhecida em vários lugares do mundo pelo orgulho que a população paraense tem dos seus times. Quero agradecer em nome da Seaster à diretoria dos clubes e aos atletas que doaram seu tempo para trazer alegria para os nossos idosos, para dar uma manhã de felicidade para eles. Foi um momento de muita emoção para todos nós”, finalizou a titular da Seaster, Ana Cunha.

O Socorro Gabriel foi inaugurado em 2016 e oferece atendimento com uma equipe multiprofissional, composta de assistentes sociais, médico, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiros, monitores, auxiliares administrativos, agentes de portaria, cozinheiros e técnico de enfermagem. Além disto, conta com instalações destinadas à fisioterapia, sala de terapia ocupacional, enfermarias (masculina e feminina), área administrativa, refeitório, capela, cozinha e lavanderia.