Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em Simpósio, Regional de Santarém destaca a importância da saúde do rins e exames preventivos

Por Ascom (Ascom)
14/03/2024 20h50

O Hospital Regional de Santarém (HRBA) sediou com sucesso o 1º Simpósio Multiprofissional sobre a Saúde dos Rins, em celebração ao Dia Mundial do Rim. O evento, que foi realizado na Universidade da Amazônia (Unama), contou com a presença de profissionais da própria unidade, da atenção básica de saúde de Santarém e de outros municípios da região oeste do estado, além de acadêmicos da área. 
 
"Nosso objetivo é capacitar cada vez mais os profissionais de saúde para o tratamento e prevenção de doenças renais, promovendo uma saúde de qualidade para população", ressaltou Agnaldo Sampietri, diretor do Instituto Mais Saúde, responsável pela administração do HRBA, que fez parte da mesa de abertura do Simpósio. 
 
Durante o evento, com o tema "Saúde Renal: exame de creatinina para todos", os participantes tiveram a oportunidade de discutir a importância da saúde renal, se atualizarem sobre tratamento e ainda sobre a realização de exames básicos como parte fundamental do processo de prevenção e diagnóstico precoce. 
 
Palestrantes renomados do próprio Hospital Regional do Baixo Amazonas compartilharam seus conhecimentos e experiências, falaram sobre questões como a abordagem ao paciente pré-renal, princípios do tratamento da doença renal crônica na atenção básica, transplante renal, medicação nefrotóxica, alimentação no tratamento pré-renal e conservador da doença, e o impacto psicológico do tratamento.
 
"A oportunidade de estarmos pela primeira vez em simpósio falando com os profissionais da área torna-se um momento histórico. O exame de creatinina é simples e acessível, e essa informação precisa ser difundida com a população", afirmou a nefrologista do HRBA Ivaneide Pantoja. 
 
Kamila Lacerda, enfermeira coordenadora do Centro de Terapia Renal Substitutiva da unidade, também destacou a relevância do encontro para disseminar informações sobre prevenção e tratamento renal entre os profissionais da área.
 
“Por ser também o nosso papel nos preocupar com a saúde pública, com a educação em saúde de Santarém e região, realizamos esse evento, com foco no profissional da atenção básica que coloca em prática os programas municipais, estaduais e federais para prevenção e tratamento junto a população”, disse ela. 
 
Grupo de risco
 
Durante as palestras, os médicos enfatizaram que pessoas hipertensas e diabéticas estão no grupo de risco para doenças renais. 
 
Para prevenir complicações, é fundamental adotar medidas como o controle rigoroso da pressão arterial e da glicemia, além de manter uma alimentação saudável e realizar exames médicos regulares. 
 
"É importante manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e fibras, e evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e gorduras", destacou José, nefrologista. 
 
O Simpósio Multiprofissional sobre a Saúde dos Rins do HRBA reafirma o compromisso da instituição com a promoção da saúde e o fortalecimento da rede de assistência à saúde na região oeste do estado. Para mais informações sobre a saúde renal e prevenção de doenças, entre em contato com o Hospital Regional de Santarém. 
 
Serviço
 
Referência em tratamento de insuficiência renal para uma população de 1,4 milhão de habitantes residentes em 29 municípios do oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), é uma unidade do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Social Mais Saúde. 
 
Atualmente, o HRBA oferece serviço de hemodiálise a 203 usuários, além de 22 pacientes que fazem a diálise peritoneal em casa, com o acompanhamento dos profissionais da instituição. Só no ano passado, a unidade realizou 30.400 sessões de hemodiálise, com uma média de 2.500 atendimentos ao mês. As sessões são realizadas em quatro turnos, durante seis dias da semana. 
 
O HRBA também é referência em transplantes renais e já realizou 106 procedimentos desde 2016. Só no ano passado, foram 26 transplantes de rins que deram uma nova vida aos pacientes que lutam contra a insuficiência renal.