Em alusão ao 'Dia Mundial do Rim', Regional do Marajó promove programação alusiva à data
Foram oferecidos alguns serviços, como: aferição de pressão arterial e de medidas antropométricas, visando verificar o consumo ideal de água para o indivíduo ingerir diariamente
Nesta quinta-feira, 14, em comemoração ao "Dia Mundial do Rim" - celebrado toda a segunda quinta-feira do mês de março -, a equipe do Centro de Hemodiálise, do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, organizou um evento comemorativo no estacionamento da unidade hospitalar.
A iniciativa, destinada aos usuários e colaboradores, contou com a realização de uma dinâmica com esclarecimento de dúvidas, além da distribuição de brindes. Durante o evento, foram oferecidos alguns serviços, como: aferição de pressão arterial e de medidas antropométricas, visando verificar o consumo ideal de água para o indivíduo ingerir diariamente. Além disso, o público-alvo também recebeu orientações de saúde com a equipe de Enfermagem e de Nutrição do HRPM.
Joseane Corrêa, supervisora do Centro de Hemodiálise do HRPM e responsável pelo evento, explica que essas ações ajudam a aumentar a conscientização sobre a importância da saúde dos rins e das doenças renais, entre o público em geral. Ela destacou ainda, que muitas pessoas não estão cientes dos fatores de risco para doenças renais ou das medidas preventivas que podem ser adotadas. "Ao educar as pessoas sobre hábitos de vida saudáveis, dieta adequada, controle da pressão arterial e monitoramento dos níveis de açúcar no sangue, a ação sobre saúde renal pode ajudar a prevenir o desenvolvimento dessas doenças. Com a abordagem de temas envolvendo a saúde dos rins, bem como a disponibilidade de serviços de triagem gratuitos, como a medição da pressão arterial, a iniciativa possibilitou conscientização sobre os problemas renais e como podem ser evitados", finalizou.
Aprovação – Ronildo Morais, de 38 anos, acompanhou a programação alusiva ao "Dia Mundial do Rim", no HRPM e aprovou a organização do evento. "Foi uma iniciativa muito boa, que tem o intuito de prevenir as doenças renais, promovendo muito mais saúde às pessoas. Nós precisamos de mais ações como essa, porque são comuns os casos de pessoas com problemas nos rins. Fico agradecido e feliz com a atenção da equipe do HRPM. O atendimento é muito bom e rápido", enfatizou o mototaxista.
O HRPM - O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.
Texto: Pedro Amorim (Ascom HRPM)