Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO E QUALIFICAÇÃO

Semu entrega certificado de conclusão de curso de informática

A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14, no prédio sede da secretaria

Por Milene Amaral (SEMU)
14/03/2024 15h55

"A sensação de poder voltar à sala de aula, aos 58 anos, é de muita satisfação. Me senti tão importante, valorizada, com autoestima. Às vezes, nós mulheres somos esquecidas, oprimidas e criticadas. As oportunidades também são poucas para nós e, por isso, eu resolvi participar", contou emocionada Maria Santos, que trabalha como autônoma e garante o seu sustento com a venda de marmitas.  

Garantir a qualificação de mulheres para que possam ocupar o mercado de trabalho é uma das diretrizes aplicadas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu). Em cerimônia simbólica realizada na manhã desta quinta-feira, 14, a secretaria realizou a entrega dos certificados de conclusão de curso, da última turma do curso de informática básica oferecido  pela secretaria em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). 

A iniciativa faz parte do "Programa Pará Mulheres 360º", desenvolvido pela Semu por meio da Diretoria de Autonomia Econômica e Políticas Transversais. "Eu estou me modernizando, estou querendo aprender. A gente quase não tem oportunidade de entrar em uma universidade, porque muitas de nós começamos a trabalhar cedo, não tinhamos condições de pagar os estudos e ainda ter que trabalhar. A vida da mulher tem que ser feita de escolhas, ou você trabalha, ou cuida da casa e dos filhos", disse ainda dona Maria. 

Ao todo, 64 mulheres da Região Metropolitana se inscreveram para participar da qualificação. E, em um grupo tão diverso, plural, com mulheres de faixa etária diferente, a sororidade foi o elo que ligou as diferentes histórias de superação contadas por algumas participantes durante a entrega dos certificados. 

Para o professor da UFPA, Miércio Cardoso, a parceria entre os órgãos é fundamental para garantir que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços. "Essa qualificação vem como uma grande oportunidade para que essas mulheres, por vezes, possam sair de uma realidade de opressão e agressão, podendo vislumbrar um novo horizonte".

Ferramentas básicas de utilização de um computador, sistema Windows, office, navegação na internet e também nas redes sociais, foram alguns dos assuntos aprendidos em sala de aula. "É uma marca que nos deixa extremamente felizes, entusiasmados e já na expectativa das próximas versões dos nossos cursos. Foi muito prazeroso poder ver mães, netas e filhas aprendendo juntas", completou o professor da UFPA.  

"Estou muito feliz em ver essa nossa parceria com a UFPA render bons frutos, proporcionando também, novas oportunidades para essas mulheres. Espero que, a partir dessa iniciativa, elas possam trilhar um novo caminho. E a secretaria estará sempre aqui, de portas abertas, para garantir todos os direitos das mulheres", disse a titular da pasta, Paula Gomes.

Programa - O programa "Qualifica Mulher 360º: Acolher para viver" tem como objetivo promover a autonomia econômica e financeira feminina, por meio de capacitação, utilizando o conhecimento como ferramenta transformadora.

A iniciativa acolhe mulheres de todo Estado e, a capacitação, é realizada conforme as necessidades de cada localidade do estado, para que assim, sejam traçadas iniciativas adequadas a cada realidade feminina nos 144 municípios do Estado.