Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Hospital Materno-Infantil convoca mulheres para doação de leite humano na unidade

Pedido é devido a baixa no estoque de leite da instituição

Por Ascom (Ascom)
14/03/2024 13h18

Rico em nutrientes e vitaminas específicas para a saúde de bebês recém-nascidos, o leite materno é um aliado à saúde e o afeto, sobretudo, aos prematuros que necessitam de atenção redobrada com a alimentação para o ganho de peso. Diante da necessidade do alimento, o Hospital Materno Infantil de Barcarena - Dra. Anna Turan (HMIB), localizado na região do Baixo Tocantins, convoca as mulheres para a doação de leite humano. O pedido é devido o registro de queda nos estoques da unidade hospitalar.

O leite materno doado é utilizado para amamentar bebês internados na unidade que, por algum motivo, não conseguem ser totalmente alimentados pelo leite das próprias mães. 

"Ano passado, tivemos um número histórico de doações para a unidade. Mas, já no final do ano, próximo às festas, percebemos uma queda, que continuou em janeiro, período de férias escolares e do Carnaval que, tradicionalmente, já é esperado, por conta do final de semana prolongado", explicou a gerente assistencial do HMIB, Kérina Quaresma.

A unidade de saúde, que pertence ao governo do Estado, é referência para gestantes e bebês de 11 municípios do interior paraense, sendo um dos cinco hospitais públicos com banco de leite humano, e o único que atende às demandas de pacientes da região do Baixo Tocantins.

Importância

As doações de leite materno são importantes, pois ampliam as chances de recuperação dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal. O alimento também proporciona uma vida mais saudável ao bebê.

"O leite humano é um alimento considerado ouro para o bebê.  Ele traz diversos benefícios, como a prevenção de infecções e a diminuição da mortalidade infantil. O leite materno ajuda no desenvolvimento saudável e protege contra doenças sérias", observa a nutricionista Thamires Magno, que é responsável pelo banco de leite da unidade.

Em caso dos bebês prematuros ou que nascem com um peso abaixo do normal, a profissional explica que o aleitamento materno fica comprometido devido ao período de internação. E para ajudar, é importante um estoque abastecido. 

Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Um litro do alimento doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Logo, não há uma quantidade mínima para doação.

As doadoras de leite humano que já se encontram em suas residências podem doar o leite já nos frascos esterilizados.

Parceria e voluntariado – O HMIB realiza por ano, diversas ações para manter os estoques abastecidos. Para realizar a busca do leite coletado nas casas das mães doadoras, a unidade conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, através do Projeto Social Bombeiros da Vida. Semanalmente, os militares fazem o recolhimento do leite materno e encaminham à unidade, para a utilização, assim como os potes para o armazenamento.
  
Serviço:
Os interessados em doar precisam procurar a recepção da unidade, na Rua José Pinheiro Rodrigues, nº 258, no município de Barcarena, ou entrar em contato pelo telefone (91) 3753-3329.

O Hospital mantém o atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).