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Hospital Regional fechou 2017 com mais de meio milhão de atendimentos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/01/2018 00h00

O tempo entre a identificação dos sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AV) e o atendimento especializado para o diagnóstico e terapia medicamentosa é a diferença entre a vida e a morte de pacientes vítimas da doença. Graças ao atendimento especializado oferecido pela equipe multiprofissional do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, o lavrador Francisco Ferreira de Lira, 59, não apenas sobreviveu como também saiu sem sequelas, ao ter atendimento dentro da “janela de tempo”, de até quatro horas e meia, necessária para promoção da terapia com trombolítico e reversão do quadro da lesão, que é responsável por cerca de 100 mil óbitos por ano no Brasil. Somente ano passado foram 324 pacientes atendidos com a doença no hospital.

Natural do município de São Miguel do Guamá, distante 162 quilômetros de Paragominas, Francisco Lira agradece a assistência obtida no hospital que salvou sua vida, que quer retomar logo. Ele foi vitima de AVC isquêmico (falta de fluxo sanguíneo para o cérebro), que acomete cerca de 80% dos pacientes com derrame. De acordo com a coordenadora de Enfermagem do HRPL, Mônica Louza, entre a admissão do usuário e o diagnóstico do AVC, ele passou por exames e recebeu a aplicação do medicamento em torno de 14 minutos, que foi decisivo para reversão de seu estado, cujos serviços incluem as especialidades de neurologia e neurocirurgia. "Essa é uma excelente performance de atendimento nesses casos de derrame", observou a profissional.

Referência no Pará como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vitimas críticas em AVC, o HRPL destaca-se na assistência de média e alta complexidade para resolução dos casos mais graves dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), destinado a uma população estimada em 800 mil habitantes de 23 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3° e  5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS).

Com várias especialidades, em 2017, os cerca de 350 colaboradores garantiram 543 mil e 771 atendimentos mais relevantes aos usuários que aprovam em mais de 90% os serviços oferecidos. Desse total, 18.697 foram de atendimentos ambulatoriais, 282.744 exames realizados, 3.609 atendimentos no setor de Urgência e Emergência, 2.035 cirurgias,1.191 saídos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 21.223 sessões de fisioterapia, 1.951 sessões de terapia ocupacional, 6.442 intervenção do serviço de psicologia, 10.623 do serviço social, 1.460 de fonoaudiologia e  527 transfusões efetivadas.

Com horta própria, a alimentação produzida pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HRPL utiliza legumes e verduras 100% orgânicas, muitas produzidas e colhidas no próprio estabelecimento hospitalar. Somente em 2017, o setor produziu 192.945 refeições que contribuem para a melhora clínica dos pacientes e conferiu ao hospital  o selo Green Kitchen, que ratifica a segurança e a qualidade na produção alimentar servida aos colaboradores, usuários e acompanhantes.

Satisfeito com os números de atendimentos, o diretor executivo do HRPL, o administrador hospitalar, Júlio Garcia, agradece o compromisso de cada colaborador que assegura o aperfeiçoamento da gestão por excelência. “São resultados que atendem a política de saúde do Governo do Estado que avança e melhora cada vez mais”, destacou.

Sustentabilidade- O HRPL já coleciona algumas certificações, entre elas o “Selo Ouro” do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas, destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.

Responsabilidade social- O projeto “Capacitar para salvar”, deu ao HRPL o título de Instituição do Ano – Saúde Pública, na segunda edição do Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste, durante a Feira HospitalMED, realizada em 2017 no Centro de Convenções de Pernambuco.

Com área total de 3.999,11m2 com 3.012,37m² de área construída, o HRPL  dispõe de 70 leitos, (sendo que 32 na Clínica Cirúrgica, 18 na Clínica Médica e 20 para UTI), oferece clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia e ginecologia.

Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, Raios-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa. E mais, serviço de fisioterapia, com reabilitação intra-hospitalar. Ressaltando-se ainda o apoio de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.

Assim como nos demais hospitais regionais do Pará, para obter atendimento, os pacientes são referenciados dos Hospitais Municipais e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para atendimento no Hospital Regional Público do Leste.

Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24h.

O HRPL é um hospital do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.