Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Construção do Mercado Municipal de Novo Repartimento alcança 80% dos serviços concluídos

Nova estrutura vai garantir maior espaço e conforto para pequenos produtores que já atuam profissionalmente no local

Por Ascom (Ascom)
14/03/2024 08h00

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com a prefeitura, está construindo o novo Mercado Municipal em Novo Repartimento, no sudeste paraense. As obras já estão com mais de 80% dos serviços concluídos, com investimento de mais de R$ 4 milhões.
 
O novo espaço vai comportar 95 comerciantes com diferentes categorias de uso, entre eles estão: açougues, pescados, hortaliças, assistência de celulares, cabeleireiros e loja de roupas. O projeto visa a melhoria das acomodação para os comerciantes, onde os boxes foram distribuídos em blocos de acordo com a setorização de uso.

Uma das que será  beneficiada com o novo mercado é a feirante Katia Silva, de 36 anos. Ela contou contou do zelo que tem com o local. “Praticamente sou nascida e criada aqui trabalhando nesta feira. Meus pais trabalham desde quando a gente era pequenininha, ai, hoje já criamos nossos filhos. E até os bisnetos dos meus pais já são criados, tudo através do trabalho aqui. Essas obras estão excelentes, há muitos anos esperávamos por ela”, disse.

Kátia destacou a importância da reconstrução para a economia local. “Para mim vai ser melhor em tudo porque de certa forma considero quase um ponto turístico de Novo Repartimento, por que todas as pessoas que estão viajando sempre encostam para ver os produtos que a gente tem para levar para outros lugares”, disse ela.

Mais espaço e conforto

De acordo com a Seop, o novo Mercado Municipal vai garantir maior conforto e mais espaço para o trabalho dos pequenos produtores, que já atuam no local, e dessa forma, também, garantir um melhor atendimento e melhor fluxo aos usuários.

A parte de fundação, estrutura metálica, drenagem profunda, esgotamento, águas pluviais, estrutura predial e telhado já estão com os trabalhos concluídos. Gerando emprego com a contratação de mão de obra local.

O senhor Benedito Martins, 63, carpinteiro, falou que, com as obras, teve muita oferta de trabalho com rápida contratação. Fazendo o dinheiro circular dentro do município. “Tem 3 anos que moro em Novo Repartimento, surgiu essa oportunidade, coloquei meu currículo, como ontem e hoje me chamaram para trabalhar. Para mim foi bom demais! Fazendo o que eu gosto, trabalhar na construção civil!”, falou o trabalhador.

Estão sendo realizados os serviços de reforço do piso, vedação das áreas molhadas, sistema de água, instalação elétrica, sistema de combate a incêndio e o SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas e a instalação de hidro sanitário e complementos, para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e de atendimento, tendo a possibilidade de mais trabalhadores poderem prestar um serviço de qualidade.

O prédio que existia não comporta a demanda. A estrutura era antiga e estava desgastada, o pavilhão estava abaixo do nível da rua, ocasionando enchentes no período de chuva e o espaço é pequeno para grande quantidade de comerciantes.

Quem falou também da oportunidade de emprego, foi José Raimundo Ferreira, de 62 anos. “É bom demais trabalhar na nova feira, surgiu essa oportunidade, estavam precisando de mestre de obra, aí eu vim para cá, e está bom demais”, disse. 

Texto de Lucas Freitas / Ascom Seop