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SOCIOEDUCAÇÃO

Bolsista do Pibid concluem estágio nas unidades da Fasepa

O Pibid é um programa de iniciação à Docência, que oferta bolsas aos estudantes, supervisores e coordenadores de áreas, que através de uma proposta interdisciplinar desenvolvem ações direcionadas ao estágio

Por Governo do Pará (SECOM)
13/03/2024 16h52

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas Unidades de Atendimento Socioeducativo 1 (UASE 1), Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), Unidade de Atendimento Socioeducativo 2 (UASE 2) e Centro Socioeducativo Masculino (Cesem) vinculados à Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) participaram da culminância das atividades realizadas pelos bolsista do Programa Institucional de Bolsas à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculados à Escola da Socioeducação, E.E.E.F.M Professor Antônio Carlos Gomes da Costa.

O Pibid é um programa de iniciação à Docência, que oferta bolsas aos estudantes, supervisores e coordenadores de áreas, que através de uma proposta interdisciplinar desenvolvem ações direcionadas ao estágio. No caso dos alunos da socioeducação, vinculados a EEEFM Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, nesse novo ciclo de atuação do Pibid, receberam estagiários dos cursos de História, Geografia e Pedagogia.

Para atender a temática do ciclo, "Patrimônio, história local e territorialidades", foram realizadas reuniões de planejamento das ações, onde técnicos da Fasepa, professores e bolsistas do PIBID/UFPA, realizaram conversas prévias, com o objetivo de apresentar a escola da socioeducação a todos os envolvidos, além de realizar ambientação dos bolsista nas unidades, elaboração dos materiais didáticos, que resultaram em propostas pedagógicas a serem desenvolvidas com os socioeducandos em sala de aula ao longo do processo.

O objetivo do estágio realizado ao longo de 11 meses de ações, foi oportunizar aos socioeducandos conhecimento acerca das áreas de atuação dos estagiários, ampliando o conhecimento, participação social e protagonismo de adolescentes e jovens a quem se atribui a prática de atos infracionais.

Sabrina Lisboa - Bolsista de HistóriaUma das propostas de atividades, foi o registro de vivências dos socioeducandos por meio de histórias em quadrinho, realizada na oficina denominada "Cartografias da Liberdade", onde foi dialogado sobre os temas a partir do material didático sobre os municípios de origem dos adolescentes, com ajuda de mapas, bandeiras e patrimônio. Segundo a professora Pâmela Silva, supervisora do programa, "o foco dessa ação, foi resgatar as vivências dos socioeducandos em seu convívio familiar e comunitário", por isso denominado de 'Cartografia da Liberdade'. Para a supervisora essa foi uma experiência muito desafiadora e enriquecedora, "o Pibid foi de suma importância para a nossa escola, pois possibilitou a convivência dos nossos alunos com universitários e isso despertou sonhos e novas possibilidades para seus projetos de vida, através da educação", reforçou a professora Pâmela.

Várias ações foram realizadas, a forma de abordagem, metodologia a ser usada, tudo isso foi de extrema importância para a boa execução do trabalho, segundo a bolsista de geografia, Gabriele, que atuou no Cesef, "para tratar da temática, história local, património e territorialidade, escolhemos a utilização da técnica de croquis, por ser algo mais palpável, como uma forma de identificar os principais pontos dos locais de origem das socioeducandas, especificando os pontos principais das suas localidades", essa experiência na socioeducação foi muito importante para cada uma de nós, destacou Gabriele.

Promotor Antônio MaurícioA socioeducação é resgate de vida, disse o  8º promotor de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Antônio Lopes Maurício  durante a programação, "é dentro da socioeducação que é dada a oportunidade de transformar a vida desses meninos e meninas, por meio de cursos, educação, trabalho. Esse momento hoje, entre socioeducação e universidade é muito lindo, é uma troca de conhecimento, e os estagiários, juntamente com os técnicos, professores, monitores, e com todos que fazem a socioeducação, são uma grande força para ressignificar essa realidade", fortaleceu o promotor.

Segundo Sabrina Lisboa, bolsista de história, “estagiar na socioeducação foi fascinante, pois nos possibilitou ter um novo olhar, uma nova perspectiva com relação a esses alunos, quebrando preconceitos e olhando com mais carinho e sensibilidade para os alunos que conhecemos e ensinamos nas unidades. Conhecer como funciona todo esse sistema foi muito importante para o nosso processo de formação”, declarou a bolsista.

Professora Pâmela Silva e Érika Fares supervisoras do Pibid nas unidadesEstiveram presentes no evento de conclusão, o Promotor Antônio Maurício, a Gestora e Assistente Social da UASE 1, Eurides Andrade, representantes da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS), Dalva Saraiva e Silvia Gama, servidores, socioeducandos, professores da Seduc e estagiários do Pibid, que encerraram a programação com homenagens e um lanche especial.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)