Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DOS RINS

Abelardo Santos promoverá o 1° Fórum de Nefrologia da instituição

Por Ascom (Ascom)
12/03/2024 19h18

No Planeta, o mês de março é dedicado ao combate às doenças renais, com campanhas focadas à conscientização e à importância da redução da frequência e do impacto dos problemas associados à enfermidade. Referência em cinco frentes terapêuticas, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, nos dias 13 e 14 de março, promoverá o 1° Fórum de Nefrologia da unidade. A programação visa alertar os usuários e colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde, como forma de prevenir e, se for o caso, tratar.

Durante o evento, os profissionais de saúde terão diversas palestras sobre temas como diálise peritoneal, transplante renal, o papel da psicologia da assistência social no cuidado do paciente crônico, a diálise na pediatria e na neonatologia, além de mesa redonda, com a participação de nutricionistas, médicos e da enfermagem. As ministrações serão feitas por profissionais da instituição e convidados.

Atuação - "O Governo do Estado tem investido em unidades de saúde que tratam a integralidade dessas enfermidades, e tem conseguido garantir qualidade de vida às pessoas que buscam tratamento. O Abelardo Santos assegura, por exemplo, consultas ambulatoriais, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), leitos clínicos, Terapia Renal Substitutiva e captação de rins. A falência renal pode afetar qualquer pessoa e pode ocorrer a qualquer momento da vida”, lembra a secretária de Saúde Pública Ivete Gadelha Vaz.

A Unidade é referência estadual no setor, e mantém médicos especialistas em doenças dos rins (nefrologia). O que é importante para a rede pública de saúde estadual. A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) aponta que as doenças renais afetam principalmente pessoas com comorbidades, como pressão alta, diabetes e obesidade,

“Nosso objetivo é movimentar o maior hospital da Rede Estadual do Pará, com alertas às doenças renais. Nestes dois dias, todo o time do Abelardo Santos estará envolvido nas programações alusivas ao Dia Internacional do Rim. Somos referência em nefrologia no estado, e acompanhamos, diariamente, as dificuldades e sofrimento de pacientes que convivem com as doenças, por isso, queremos alertar a população aos cuidados que devem ser tomados como forma de prevenir essas patologias”, o nefrologista Luís Cláudio Pinto, coordenador do serviço no HRAS.

 O nefrologista Luís Cláudio Pinto, responsável também pelo setor de diálise, explica que existem tipos de Terapia Renal Substitutiva. “Temos a hemodiálise e existe a diálise peritoneal disponibilizada pelo Hospital Abelardo Santos. O segundo procedimento é realizado por uma pequena máquina e ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural denominado peritônio, que é uma membrana porosa e semipermeável e que reveste os principais órgãos abdominais”, disse.

Já a hemodiálise é um tratamento que realiza exatamente a função do rim, retirando as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina.

Campanha – Em 2024, o tema é a “Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para Todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”. O Dia Mundial do Rim é uma campanha global de conscientização da saúde, focada na importância e na redução da frequência e do impacto das doenças renais e dos problemas associados à enfermidade.