Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Internos do sistema prisional trabalham na limpeza de pontos turísticos em Santarém

A ação, iniciada na Praça São Sebastião, é resultado de parceria entre a Seap e a Prefeitura, no âmbito do Projeto “Conquistando a Liberdade”

Por Governo do Pará (SECOM)
12/03/2024 17h30

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Prefeitura Municipal de Santarém, no Oeste do Pará, está revitalizando espaços públicos da cidade por meio do Projeto “Conquistando a Liberdade”. A ação de limpeza e manutenção é feita por internos da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) de Santarém, que já estão no regime semiaberto. Na manhã desta terça-feira (12) os custodiados iniciaram a ação pela orla de Santarém, no bairro da Aldeia. O trabalho prosseguirá até o dia 20 de março, em outros pontos da sede municipal.

Praça São Sebastião, na orla de Santarém, recebendo manutenção por internos da Unidade de Custódia e Reinserção O Projeto “Conquistando a Liberdade” promove a ressocialização por meio do trabalho, gerando oportunidade, e em alguns casos, renda para os internos. As ações são frutos de parcerias ou convênios firmados entre a Seap e prefeituras municipais, permitindo que os internos tenham remição de pena via atividades laborais ou qualificação profissional. Para cada três dias de trabalho ou de estudos, um dia da pena estabelecida pela Justiça é reduzido.

Ana Raquel, técnica em Reinserção da UCR Santarém, explicou que a partir de hoje serão realizadas atividades de limpeza, roçagem e revitalização das praças públicas da zona urbana. O cronograma elaborado estabeleceu o início na Praça São Sebastião, No decorrer dos dias o Projeto alcançará outras praças e pontos turísticos de Santarém.

“O objetivo das ações é promover a reinserção social de pessoas privadas de liberdade custodiadas no Sistema Penitenciário, através das práticas de limpeza, pintura e revitalização, proporcionando para os usuários do espaço um ambiente limpo e agradável por meio das boas práticas do trabalho prisional em favor de espaços públicos”, informou Ana Raquel.A ação conta com o monitoramento de agentes de segurança pública

Recomeço - Essa oportunidade de recomeço era o que o interno Cláudio Sanches Ramos, 29 anos, buscava. Perto de conseguir retornar ao convívio com a família e a sociedade, Cláudio sabe dos desafios, por isso pede a empresas locais que contratem mão de obra daqueles que deixarão o cárcere em breve. “Esse projeto que a Seap está dando para nós estou achando muito bom. Estando aqui na rua, vendo a paisagem, ajudando no projeto aqui na capina, é muito bom”, disse o interno.

“Eu queria pedir para as empresas daqui do Pará, daqui de Santarém, para dar uma força para nós. Estamos tendo essa oportunidade aqui, com os que estão no semiaberto. Já estamos quase para ir para a rua, para a nossa família, e está muito bom o Projeto. Eu estou gostando muito. Deus está me dando uma oportunidade, e a SEAP também”, acrescentou Cláudio.

Jarlisson Rodrigues, 40 anos, também aprova a oportunidade. Ele buscará uma nova vida assim que cumprir a pena e retornar para a família. “Estar aqui fora é outra coisa, a gente trabalhando. Espero que abra as portas também para os outros que estão merecendo trabalhar aqui fora, que estão levando realmente a sério as coisas, principalmente os estão levando a sério coisas para o lado da sua família, voltar à vida normal, estabilizar e trabalhar de novo”, complementou o interno.

Texto: Márcio Sousa - NCS/Seap